Home>Saúde e Vida>RELEMBRAR A SAÚDE MENTAL
Saúde e Vida

RELEMBRAR A SAÚDE MENTAL

Isabel Pinto da Costa

A doença mental pode estar relacionada com fatores de ordem biológica, tudo que a pessoa traz ao nascer e que a torna vulnerável à doença; ou psicológica ,experiências vitais e modelos relacionais que aumentam a vulnerabilidade à doença mental ou social, situação traumática que afeta profundamente a pessoa e a partir da qual se desencadeia a doença.

Assim sendo, a doença mental não tem uma causa única nem surge de um dia para o outro, ainda que assim se manifeste.

Ao longo da vida, todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade.

Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental.

Fatores genéticos, infeciosos ou traumáticos podem também estar na origem de doenças mentais graves.

Estima-se que a prevalência de perturbações psiquiátricas na população geral de Portugal ronde os 30%.

Estima-se que em cada cem pessoas trinta sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de doze tenham uma doença mental grave.

A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.

Em cada cem pessoas, aproximadamente, uma sofre de esquizofrenia.

No que diz respeito ao género, apesar de existirem diferenças significativas no que se refere à doença mental nos homens e nas mulheres, podemos dizer que a maior parte dos estudos realizados, até ao momento, na doença mental, tem como amostra o género masculino.

No que se refere à idade, de acordo com os estudos realizados, podemos dizer que a probabilidade de “sofrer” de uma doença mental, aumenta com a idade.

Quanto ao estado civil, estudos realizados no âmbito da doença mental, demonstraram que as pessoas portadoras de uma doença mental, normalmente são solteiras.

As Perturbações Mentais mais comuns são:

1. A Esquizofrenia é uma doença em que a pessoa sofre uma alteração ou um desvio de personalidade, ou seja, a sua personalidade é alterada.

Alguns doentes com esquizofrenia têm grandes dificuldades em fazer a distinção entre o real e o imaginário e, de um modo geral, são indivíduos que se isolam e que se tornam apáticos.

2. A depressão é uma doença que se caracteriza pela diminuição da atividade em geral, pela perda de autonomia, pela perda da autoestima, pelo isolamento social, pelo pessimismo, por problemas de sono, choro e muitas vezes pela ideação suicida.

3. Perturbações de Ansiedade, quando falamos em Perturbação de Ansiedade podemos estar a falar em três tipos de perturbações ansiosas:

3.1 Fobias, as pessoas que sofrem desta perturbação sentem imenso terror quando confrontadas com situações específicas (estarem em locais superlotados ou terem de falar em público) ou com certos objetos (pontes ou animais, por exemplo). As fobias podem impedir a pessoa de ter uma vida normal, obrigando o indivíduo a fazer adaptações na sua atividade diária, evitando essas situações ou objetos.

3.2. Perturbação de Pânico, esta caracteriza-se pelo aparecimento repentino de um sentimento de terror (pânico), sem causa aparente. Durante o ataque de pânico, a pulsação aumenta, a respiração torna-se rápida e o doente pode suar ou ficar com vertigens. A pessoa passa a recear constantemente que as crises se repitam.

3.3. Perturbação Obsessivo-Compulsiva, quem sofre desta perturbação tem pensamentos repetitivos, persistentes, involuntários, de conteúdo estranho e propensão a comportamentos ritualizados. O doente não consegue controlar

comportamentos repetitivos, tais como lavar constantemente as mãos, verificar repetidas vezes uma determinada situação, contar, arrumar, etc…

4. Alzheimer é uma doença progressiva, degenerativa, em que as células nervosas do cérebro são destruídas, levando a uma diminuição do volume cerebral.

É a forma mais frequente de demência, que em alguns anos conduz ao declínio gradual de todas as áreas do desempenho pessoal, mental e intelectual.

Tem como principal característica a perda das faculdades mentais que leva a um declínio de todas as áreas funcionais – desempenho pessoal, mental e intelectual.

5. Perturbações do Comportamento Alimentar, quando falamos de Perturbações alimentares, falamos de bulimia e anorexia nervosa.

5.1. A Anorexia Nervosa e a Bulimia são perturbações do comportamento alimentar, que se encontram relacionadas com a imagem corporal e o controlo do impulso alimentar.

Quem sofre de Anorexia Nervosa ou Bulimia tem uma preocupação excessiva com a comida e um medo irracional de ficar gordo.

A Saúde Mental é uma temática muito abrangente e que deveria ser alvo de mais atenção por parte de todos nós.

Assim sendo, cabe a todos nós ajudar na manutenção da saúde mental, para isso temos que não estigmatizar, apoiar e sempre que possível integrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.