Home>Saúde e Vida>SE COMER A SOPA TODA POSSO IR BRINCAR?
Saúde e Vida

SE COMER A SOPA TODA POSSO IR BRINCAR?

Clara Matos

É um bom princípio que o seu filho se habitue a comer tudo o que lhe coloca no prato mas, para evitar birras desnecessárias (no imediato) e doenças como a obesidade (no futuro), deve ter o cuidado de o servir apenas nas quantidades ajustadas às suas necessidades.

Assegurado o “comer tudo”, outro bom princípio é habituar as crianças a “comer de tudo”, permitindo apenas uma ou outra exceção para um sabor que se deteste mesmo, mas sem alimentar caprichos. Sabemos que quando as crianças não querem comer fruta, legumes ou peixe, isso pode tão somente significar que sabem que a seguir há outras alternativas em casa, ou então, pode significar também que os pais não estão a apostar no envolvimento das crianças na preparação e apresentação apelativa dos pratos.

Na verdade, na maior parte das vezes que esta realidade acontece, é porque os pais não valorizaram o seu papel enquanto modelo que vai ser imitado: não é, de facto, fácil conseguir que as crianças comam algo que não estão habituados a ver os pais comer.

A alimentação completa, variada e equilibrada deverá ser um meio para promover o melhor crescimento e desenvolvimento da criança, e os bons alimentos não devem ser usados como moeda de troca para atingir um qualquer fim, lúdico que seja. E se o seu filho perguntar “Se comer a sopa toda posso ir brincar?”, a resposta certa será “irás brincar quando for hora de brincar, mas agora é hora de comer e todos nós vamos comer a sopa toda!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.