Home>Saúde e Vida>TOXINA BOTULÍNICA: O QUE É, PARA QUE SERVE E PORQUE SE TRANSFORMOU NO TRATAMENTO ESTÉTICO MAIS REALIZADO EM TODO O MUNDO?
Saúde e Vida

TOXINA BOTULÍNICA: O QUE É, PARA QUE SERVE E PORQUE SE TRANSFORMOU NO TRATAMENTO ESTÉTICO MAIS REALIZADO EM TODO O MUNDO?

Paulo Morais

Médico dermatologista no Hospital da Luz Clínica de Amarante (Amarante), Ponte Saúde (Amarante), Trofa Saúde Hospital em Alfena (Valongo) e Braga Sul (Braga), Clínica Fisioskin (Porto) e Excelis Saúde (Lamego)

A toxina botulínica (TB) é uma neurotoxina produzida por uma bactéria, o Clostridium botulinum. Existem sete tipos “clássicos” da toxina (A a G), mas apenas o tipo A – o mais potente – está aprovado para fins terapêuticos e estéticos. Além disso, várias novas moléculas de TB foram identificadas (ex.: H, X, J).

A TB começou a ser utilizada em seres humanos nos anos 70 do século passado para o tratamento do estrabismo. A partir do uso terapêutico, surgiu o uso cosmético, quando o casal canadiano Jean e Alastair Carruthers, oftalmologista e dermatologista respetivamente, constatou a melhoria das rugas em doentes tratados para indicações terapêuticas, como o blefaroespamo.

Deste então, o uso cosmético da TB tipo A evoluiu e expandiu-se em todo mundo. Desde 1997 houve um aumento de 4900% na aplicação de TB (vulgarmente conhecida por Botox®, embora existam outras marcas: Azzalure®, Dysport®, Xeomin®, Bocouture®), fazendo deste o procedimento estético mais realizado em todo o mundo. A TB é provavelmente o procedimento mais eficaz na medicina estética, não sendo de estranhar que seja o rei dos tratamentos nesta área.

Como atua?

A TB atua evitando a libertação de acetilcolina ao nível da placa motora. Assim, ao evitar que a informação nervosa chegue aos músculos, impede ou diminui a sua contração de forma reversível e temporária.

Para que se usa em dermatologia?

A TB mostrou ser eficaz na melhoria das rugas de expressão facial (rugas dinâmicas), especialmente quando estas são demasiado ativas e causam impacto estético. Pode ser utilizada nas rugas verticais entre as sobrancelhas que produzem o típico “ar de chateado” ou “onze”, nas rugas da testa e ao redor dos olhos (“pés de galinha”), no efeito “nariz de coelho” ou Bugs Bunny, nas rugas infraorbitárias, periorais, de marioneta e do queixo (efeito “casca de laranja” ou “queixo celulítico”), na elevação da ponta do nariz e no sorriso gengival. Em dermatologia é também usada com eficácia no tratamento da hiperidrose (transpiração excessiva) axilar e palmar, com resultados menos satisfatórios na região plantar.

Acresce a utilização menos frequente, e com resultados variáveis, em outras situações, nomeadamente: quelóides e cicatrizes hipertróficas, doença de Hailey-Hailey, dermatose IgA linear, genodermatoses, hidradenite supurativa, psoríase, queratodermia aquagénica, alopécia, notalgia parestética, rubor facial persistente e flushing, hiperidrose gustativa, epífora, fissuras anais, pele oleosa, fenómeno de Raynaud, cromidrose, bromidrose, nevo écrino, nevralgia pós-herpética, eczema desidrótico e após o encerramento de feridas cirúrgicas.

Mas porque será que tem uma certa “má fama”?

Não é raro os pacientes terem receio da aplicação de TB, possivelmente porque lhe atribuírem resultados desfavoráveis e pouco naturais que, na verdade, são de outros tratamentos estéticos. Caras inchadas e deformadas podem dever-se ao uso de materiais de preenchimento (fillers) em excesso ou próteses, mas não à TB. Ao contrário da crença popular, a TB não incha, e proporciona resultados muito bons e naturais se corretamente aplicada, atenuando e suavizando algumas rugas de expressão e melhorando a expressão geral. Mas com preservação da mímica facial!

Não se pretendem caras congeladas e inexpressivas, que felizmente se vêm cada vez menos. É possível controlar a intensidade do relaxamento muscular e assim evitar a “paralisia” completa e o aspeto “artificial”.

 

Durante quanto tempo se verão os resultados e como é realizado o procedimento?

A duração do efeito é variável, geralmente entre 3 a 4 meses, podendo chegar aos 6 meses. O tratamento demora cerca de 5 minutos a ser efetuado e os resultados começam a surgir nas primeiras 48 horas, estabilizando entre os 7 e os 15 dias. A recuperação é simples e rápida, permitindo retomar a atividade profissional de imediato após a aplicação.

 

A aplicação de TB pode ter efeito preventivo?

Uma vez que a aplicação deste produto enfraquece progressivamente os músculos, se durante algum tempo formos realizando dois ou três tratamentos por ano, as rugas notar-se-ão cada vez menos, mesmos após passar o efeito da TB, além de não se formarem novas rugas. É também notória, a necessidade de aplicar cada vez menos quantidade de TB e o prolongamento temporal dos resultados. Por isso, além de “reparadora”, a TB tem também um caráter preventivo.

 

É um tratamento seguro?

A TB é um fármaco seguro nas doses utilizadas para fins estéticos. Quando injetada, a proteína não se difunde por mais do que 2 cm, sendo eficaz apenas localmente. Os seus efeitos adversos mais frequentes são: ligeira pisadura e dor local, dores de cabeça, bloqueio de músculos errados e a aplicação de doses inadequadas. Com a técnica adequada e em mãos experientes estes riscos são minimizados.

 

Resumindo, devo fazer?

Se apresenta rugas de expressão que a(o) incomodam e pretende um procedimento estético eficaz e seguro que a(o) faça sentir melhor com a idade, então é candidata(o) à aplicação de TB. O objetivo será a obtenção de uma face harmoniosa e um efeito cosmeticamente agradável, através do rejuvenescimento da expressão e da diminuição das rugas.

Mas para isso, o trabalho terá de ser feito com profissionalismo e critério. Certifique-se que o local onde vai realizar o procedimento está licenciado para a prática de atos médicos, o médico tem formação e experiência na área e a marca do produto está autorizada para uso estético. Desconfie sempre de preços low-cost

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.