Home>Lifestyle>ESQUEÇA A PARTE DA CONFUSÃO: LEVE OS SEUS FILHOS PARA A COZINHA E GANHE BEM MAIS DO QUE UMA REFEIÇÃO!
Lifestyle

ESQUEÇA A PARTE DA CONFUSÃO: LEVE OS SEUS FILHOS PARA A COZINHA E GANHE BEM MAIS DO QUE UMA REFEIÇÃO!

Clara Matos

Sim, leu bem o título, mas calma porque tem de ser tudo feito com muita atenção: especial supervisão e muita cautela aos perigos de uma cozinha, porque não queremos cortes com facas, queimaduras no fogão, nem quedas daquele banco que não conseguiu aguentar tanto entusiasmo. E antes de começar, têm que lavar bem as mãos e colocar o avental e o chapéu de cozinheiro!

Todas as crianças gostam de ir para a cozinha pôr as mãos na massa. Quer que comecem também a gostar de pôr as mãos nos legumes e na fruta? Então, deixe-as cheirar e tocar, ensine-lhes o nome de cada um, donde vêm, como se comem e a que é que fazem bem, e acredite que lhes vai fazer aumentar a vontade de os experimentar. Se a refeição for feita por eles, muito provavelmente vão gostar de sabores que, à partida, rejeitariam à partida sem provar se não tivessem sido eles os cozinheiros. E podem começar bem pequenos a ajudar. Lavar a fruta e as folhas dos vegetais, deitar os legumes cortados por si na panela onde vai fazer a sopa ou na taça onde vai colocar a salada, são alguns exemplos do que podem fazer. Depois, à medida que crescem, já podem começar a ajudar a cortar alguns alimentos com utensílios adequados à sua idade. Quando der conta, já estão a criar as suas próprias receitas! Aproveite a oportunidade para viajar no tempo, e fale-lhes dos sabores da sua infância. E viaje também por outras culturas, ensinando-lhes a apreciar a diversidade de aromas e sabores.

Entretanto, partilharam momentos bem divertidos.  E aprenderam a importância de planear e seguir as indicações, a contar e medir, a ver a transformação dos alimentos pelo calor ou pela ação mecânica de uma varinha mágica, a saber esperar que fique pronto, e ainda também a limpar tudo no fim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.