Home>Saúde e Vida>VAMOS TRAVAR AS INFEÇÕES DENTÁRIAS
Saúde e Vida

VAMOS TRAVAR AS INFEÇÕES DENTÁRIAS

Sandra Sampaio

Infeção: é a invasão dos nossos tecidos por organismos capazes de provocar alterações (doenças) mais a reação dos nossos tecidos e as toxinas produzidas.

As infeções dentárias acontecem por má saúde oral. A sua principal causa é bacteriana.

A má higienização causa um aumento de bactérias, que produzem um ácido corrosivo do esmalte dentário, causando cáries. Estas normalmente produzem sintomas como: febre, dor, aparecimento de pus, vermelhidão, inchaço e aquecimento da área, estes três últimos característicos da inflamação associada à infeção.

É por isso que o seu tratamento é vulgarmente feito com a associação de antibiótico e anti-inflamatório.

Todos sabemos que quando a infeção dentária é visível, temos um abcesso, caracterizado por dor e “cara inchada”. O povo costuma dizer: “O que incha, desincha e passa!”. Nada mais errado!

Estes tipos de infeção devem ser tratados e o motivo da infeção debelado. Normalmente estas infeções são causadas por dentes onde as cáries nunca foram tratadas ou por tratamentos que não surtiram efeito.

É necessário termos consciência de que as infeções não podem ser recorrentes, isto é, muitas vezes nas nossas consultas prescrevemos o antibiótico, a cara “desincha”, a dor desaparece e o paciente esquece.

Mas deixo o alerta: se a causa não for superada a infeção ressurge, e em cada infeção há perda óssea e como já atingiu a polpa dentária, entrou em contacto com a corrente sanguínea, podendo causar problemas como a endocardite bacteriana (bactérias na parte interna do coração), lesões musculares e queda de cabelo.

A consulta regular ao seu dentista é imperiosa, bem como a conclusão integral do tratamento dentário, que não pode ficar apenas pela medicação. Pode não doer, mas pode haver algo de errado que precisa ser diagnosticado e corrigido.

Não brinque. Não ande no desincha e passa, nem que vai lá com um copo de cachaça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.