Home>Saúde e Vida>A GRAVIDEZ E A COVID-19
Saúde e Vida

A GRAVIDEZ E A COVID-19

Osvaldo Moutinho

Relativamente à atividade assistencial não urgente neste período deverá ficar estringida ao rastreio do primeiro trimestre e ao estudo morfológico . Dentro de cada Unidade o Coordenador poderá privilegiar um ou outro exame em função da evolução da situação e de constrangimentos relativos aos recursos humanos enquanto os houver disponíveis, quando não, a gestão será feita conforme condições de cada local.
Fundamental a disponibilização de máscaras e luvas para a realização da ecografia obstétrica, segundo as normas de proteção individual da Direção Geral de Saúde.

Grávida/puérpera/doente internada que inicia tosse ou febre ou dificuldade respiratória ligeira

Não mudar logo a pessoa de cama. Providenciar que as doentes internadas nas camas vizinhas sejam temporariamente afastadas. O profissional que identificou a situação (médico, enfermeiro, assistente operacional) deve colocar uma máscara cirúrgica e deixar um frasco de solução alcoólica e uma máscara cirúrgica aos pés da cama ou equivalente, a cerca de 2 metros de distância da pessoa, pedindo-lhe para desinfetar as mãos e depois colocar a máscara cirúrgica. O profissional explica à pessoa que a máscara deve ficar bem ajustada à face, de modo a permitir a oclusão completa do nariz, boca e áreas laterais da face. No final deve desinfetar novamente as mãos.

Deve ser chamado o médico da urgência, ou nas manhãs dos dias úteis o médico de apoio à enfermaria.

O médico, com máscara cirúrgica e mantendo a distância de 2 metros, deve inquirir se a grávida/puérpera/doente teve contacto de alto risco (ver acima) com doente comprovadamente infetado, estadia em zonas de risco nos últimos 14 dias, e avaliar a situação clínica atual dela, inquirindo-a e consultando o processo clínico. Caso exista suspeita clínico/epidemiológica de COVID 19 deve providenciar a transferência para um quarto de isolamento, preferencialmente no mesmo setor (quarto 2 do Puerpèrio, camas 1 e 2 do SMMF, quarto 1 da Ginecologia, se disponível; caso contrário em enfermaria sem mais qualquer doente).

A enfermeira responsável do local verifica se o quarto de isolamento tem as condições e equipamento necessários e quando isto se verificar, coloca uma máscara cirúrgica e acompanha a grávida/puérpera/doente até ao local, mantendo uma distância de 2 metros, fecha a porta e coloca um aviso bem visível na mesma “CUIDADO – NÃO ABRIR – SUSPEITA DE COVID 19”. Nessa altura, como medida de prevenção, independentemente do risco e da evolução posterior da situação, deve ser limpa toda a enfermaria onde a pessoa estava e desinfetadas com solução alcoólica todas as superficies em que possa ter tocado (cama, mesa de cabeceira, puxadores, portas, janelas, interruptores). As restantes doentes da enfermaria podem depois regressar.

O médico de urgência deve contactar a linha de apoio ao médico (LAM – 300 015 015) e aguardar instruções. Caso não tenha resposta da LAM deve contactar a linha interna de apoio ao médico (LiAM – 90553) e aguardar instruções. Se o quadro clínico/epidemiológico for muito sugestivo provavelmente irá realizar pesquisa de coronavírus (SARS-CoV-2). Quer o resultado da pesquisa seja negativo ou positivo, a orientação clínica deve ser combinada com o colega da linha interna de apoio ao médico (LiAM – 90553), tendo em vista uma eventual repetição do exame ou a transferência para outro local do hospital. Cabe ao Chefe de Equipa ou ao Responsável do Internamento decidir se a grávida/puérpera/doente necessita ou não de cuidados obstétricos/ginecológicos importantes que recomendem o internamento numa enfermaria do Departamento. Caso contrário, deverá em princípio ficar internada no Serviço de Medicina 2D.

O número de pessoas que entram no quarto deve ser limitado ao mínimo indispensável, devendo todos utilizar equipamentos de proteção (ver acima)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.