Clara Morais
No contexto actual que estamos a viver devido á pandemia do COVID-19, em que a maioria das pessoas tem de permanecer em casa, o “Home office” tornou-se uma realidade no mundo do trabalho, adoptado tanto por empresas como por a maioria de nós nas nossas actividades profissionais.
Uma forma eficaz de manter rotinas e reuniões com a equipa de trabalho, ou mesmo com clientes, é utilizar a vídeo conferência, que é a opção mais viável e uma alternativa económica.
Algumas regras essenciais a seguir:
– Manter a postura profissional: Apesar de estar em casa e estar “mais confortável”, é importante prezar a postura. A linguagem corporal é muito importante. Durante as reuniões não é necessária muita movimentação, deve evitar-se gesticulação em demasia ou rodar constantemente na cadeira. Deve procurar-se manter uma fisionomia segura e tranquila, demonstrando assim inteligência emocional e competência.
– Vestir adequadamente: A roupa é uma peça fundamental para qualquer reunião. Ela deve estar adequada ao nível de formalidade que a situação exige. Numa vídeo conferência deve optar-se por tons suaves, para que a roupa não “chame mais a atenção” do que a postura e o conteúdo verbal. Mesmo sendo roupas confortáveis, opte por uma camisa irrepreensível, acessórios clássicos bem visíveis, “capriche” nos complementos mas sem se distanciar do “Dress Code” da Empresa e que usaria no local de trabalho.
– Maquilhagem e Cabelos: Outro ponto importante é a maquilhagem e os cabelos. Maquilhagem leve para dar um “ar natural”; cabelos limpos e penteados, poderão ser apanhados com um “coque”, de modo a não encobrir o rosto, que ganha nestas reuniões “online” uma grande visibilidade e importância, sendo o grande protagonista na imagem que é transmitida.
– Preze a pontualidade: Os atrasos são “deslizes” de etiqueta social em qualquer situação, e uma reunião de vídeo conferênciaconferência não é excepção. Um atraso injustificável reflecte falta de compromisso, pontualidade e organização. Assim, deverá estar-se sempre pronto cerca de meia hora antes da reunião estar marcada.
– Verifique os equipamentos: É necessário certificar-se que todos os equipamentos necessários estão a funcionar bem, para não haver “incidentes” desagradáveis no decorrer da vídeo conferência.
– Local da vídeo conferência: O local para fazer a conferência é igualmente importante. Deve ser um local silencioso, sem interrupções com barulhos “domésticos”(choro de crianças, cachorros, etc). Deve também ser um local com boa luz, com poucos objectos (principalmente muito pessoais) e arrumado.
Investindo nestas regras básicas, as vídeo conferências serão, estou convicta, um sucesso!
Vivemos uma nova realidade, mas todos nos iremos adaptar a estas mudança. Há que trabalhar, ler, estudar e actualizar os conhecimentos.
Entretanto, devemos permanecer e se possível trabalhar em casa.