Home>Saúde e Vida>A SUA SAÚDE AGRADECE
Saúde e Vida

A SUA SAÚDE AGRADECE

Clara Matos

A sua saúde agradece.

É uma boa estratégia aproveitar este tempo de confinamento e isolamento social como uma oportunidade para reforçar os bons hábitos alimentares de toda a família, tendo presentes as regras de uma alimentação saudável. E elas são simples:

– começar o dia com um pequeno almoço completo e equilibrado na primeira hora da manhã: leite (ou iogurte), pão (com apenas um recheio!) e uma peça de fruta (variada) é uma boa opção;

– ao longo do dia, não estar mais do que 3-3,5h sem comer, mantendo a rotina das refeições;

– iniciar sempre o almoço e jantar com uma sopa de legumes;

– ocupar metade do prato principal que se segue com legumes: em salada, cozidos, salteados, grelhados, estufados ou assados;

– ter sempre presente que a fruta é a melhor sobremesa;

– fazer da água a bebida de eleição, simples ou aromatizada com frutos, legumes, ervas aromáticas ou especiarias.

Na hora de ir às compras é importante privilegiar os alimentos em natureza, da época, de preferência de produção local, rejeitando alimentos processados, nutricionalmente desinteressantes e normalmente ricos em açúcar, sal e gordura.

Para além disto, tentar reduzir drasticamente o desperdício de alimentos, confecionando as refeições na quantidade adequada ao número de pessoas que as irão comer e servindo apenas as quantidades de alimentos que se pensa que irão ser consumidas. Se, mesmo assim, sobrar, pode congelar em doses individuais ou, se forem consumidas no prazo máximo de 3 dias, conservar no frigorífico em recipiente de vidro ou usar a imaginação e aproveitar as sobras na confeção de novos pratos.

E estando em casa ter, também, mais tempo para descobrir novas rotinas de exercício físico, não contando aqui obviamente o exercício que é feito com os polegares nos comandos da televisão e com os indicadores nos telemóveis.

Depois, quando estes dias mais difíceis passarem, é mais fácil continuar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.