Home>Cidadania e Sociedade>MPACTO DA QUARENTENA NOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Cidadania e Sociedade

MPACTO DA QUARENTENA NOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

A quarentena também está afectar a rotina dos animais de estimação. Os animais estão habituados a estar boa parte do dia sozinhos. No entanto, com a quarentena, a maior parte dos agregados familiares encontram-se em casa.

Temos recebido várias chamadas na clínica reportando que os animais dormem demasiado, que não é frequente. Estão mais prostrados, apáticos. A maioria dos animais dorme durante o dia todo, estando mais activos quando estamos em casa e tem a nossa companhia para brincar. Claro que haverá alguns animais que estão eufóricos com a possibilidade de ter os donos mais horas em casa. No entanto, também há os animais que necessitam da sua sesta, que nesta fase tem sido mais complicada, principalmente quando se tem crianças em casa. Este tipo de alteração na rotina tem levado a um stress acrescido que poderá levar a desenvolvimento de algumas patologias.

A que sinais deve estar atento?

Se o seu gato ou cão urina mais vezes que o normal, urina pequenas gotas, por vezes com alteração na coloração, tem dificuldade em urinar, e/ou vocaliza, poderá apresentar uma infecção urinária. As infecções urinárias por stress são muito frequentes em gatos, mas também podem ocorrer em cães. Elas devem ser tratadas e acompanhadas pelo seu Médico Veterinário.

Se o seu animal apresenta peladas, sem qualquer lesão na pele. Pode mesmo apresentar peladas generalizadas. Muitos animais com o stress arrancam o próprio pêlo. Este problema é frequente em gatos e coelhos. Existem calmantes naturais à base de feromonas que podem ajudar nesta fase da quarentena ou mesmo no regresso à vida normal. Caso o seu animal seja sujeito a stress, informe-se sobre estas opções naturais e previna a alopécia generalizada no seu animal.

Se o seu animal deixar de comer, deixar de urinar ou defecar, se apresentar alteração nas fezes, contacte o seu Médico Veterinário.

É muito importante manter a rotina das idas à rua, alimentação e higiene nos horários habituais. É importante dar espaço aos animais para eles terem o seu descanso, fazer a sua sesta. Tentar criar espaços para vocês trabalharem/descansarem e deixar os animais noutra divisão para que possam manter o hábito de estarem longe dos donos durante o horário laboral.

É também muito importante os passeios à rua nas horas habituais, não habituando o animal a fazer mais passeios ou menos que os habituais.

Como limpar o meu animal após o passeio na rua? A limpeza pode ser feita com toalhitas com clorexidina, podem encontrar estas em várias Pet-shops e Clínicas Veterinárias. Poderão ainda lavar com soluções desinfectantes à base de clorexidina, no entanto, estas implicam um procedimento mais complicado que para o dia a dia, poderá tornar-se impraticável.

Até agora não há estudos e evidências cientificas sobre a transmissão do Covid-19 entre pessoas e animais. No entanto, nos vossos animais, tal como nos Humanos, devem manter a distância social.

Cuidem-se e protejam os vossos patudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.