Home>Lifestyle>O PODER DOS ACESSÓRIOS NA IMAGEM PESSOAL
Lifestyle

O PODER DOS ACESSÓRIOS NA IMAGEM PESSOAL

Clara Morais

“ Os acessórios são vitaminas para a moda, e como tal, devemos usá-los de forma generosa”.

Quem o disse foi Anna Dello Russo, jornalista de moda italiana, editora e autora conhecida mundialmente na indústria da moda por usar uma  excêntrica moda de rua. É também consultora criativa e editora geral da Vogue Japão desde 2006.

De facto, estes intens de moda podem mudar por completo o visual, dando-lhe um toque mais arrojado, criativo ou clássico. Além disso, os acessórios são perfeitos para quando se quer mudar um visual do dia para a noite usando as mesmas peças de roupa.

Eu sou super “fã” de acessórios, pois acho que é uma boa forma de personalizar uma peça de roupa, de transmitir códigos e mensagens muito subtilmente e dar mais “alma” a um look. E isto ainda tem mais relevância  quando grande parte do guarda roupa for constituído por  básicos de moda.

Muitos acessórios são intemporais, contudo, o modo como se usam pode fazer completamente a diferença, e um mesmo acessório pode envelhecer (anos!) um visual dependendo da forma como se usa! As peças que não passam de moda, adaptam-se a vários contextos e estilos.

Os acessórios “statement” são os que se destacam num look, como os óculos, colares, brincos, anéis, pulseiras, lenços, carteiras e sapatos que são mais marcantes, assumindo-se como a peça central do look. Os acessórios são, por isso, o complemento perfeito para afirmar o estilo pessoal.

Mas um ponto importante a relembrar é que estes vão chamar a atenção para a zona do corpo em que os está a usar, por isso aproveite para realçar os seus pontos fortes e evitar usá-los em zonas do corpo em que se sinta mais desconfortável.

importância dos acessórios para a imagem pessoal deve-se também á importância das mensagens que se deseja transmitir, e a capacidade que eles têm para o conseguir.

A famosa consultora de moda e imagem Constanza Pascolato afirmou que “os acessórios personalizam o look e dão charme ao estilo  pessoal” e que eles “vibram de forma silenciosa e delicada”, distinguindo as pessoas.

Em looks para o trabalho, por exemplo, onde a imagem que se quer transmitir é de competência e comprometimento, os acessórios devem ser mais sóbrios e discretos,  podem equilibrar as proporções, e dar um ar mais refinado e apropriado á imagem no ambiente corporativo.

Critérios a ter em consideração:

– A construção de uma boa imagem pessoal depende do uso adequado de acessórios, que complementam, de forma positiva, a percepção que cada um quer transmitir de si próprio.

– Ter acessórios de moda e a maneira como são utilizados na construção do look é, de facto, um factor relevante para a construção positiva da imagem pessoal

– Mantenha um equilíbrio entre a roupa e os acessórios

– Escolha um elemento comum entre a roupa e os acessórios, como a cor, tecido, estilo ou design

– Os acessórios devem harmonizar com a roupa e também com os outros acessórios que se usam num look.

Investir nos acessórios certos poderá ser o “up” que deseja dar á sua imagem. Já pensou nisso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.