Vera Costa
Trabalho em Equipa pode ser entendido como um conjunto ou grupo de pessoas que pretendem em conjunto, realizar uma tarefa ou um determinado projecto, e para que tal seja possível, é necessário desenvolver um esforço colectivo para resolver um determinado problema ou criar um plano de actuação. Assim sendo, “os grupos cooperativos são mais do que a soma dos seus membros, uma vez que os indivíduos estão implicados com um objectivo comum” (Ferreira, Neves & Caetano, 2001, p.343). Ainda de acordo com Ferreira, Neves e Caetano (2001), estes grupos “ produzem resultados com base nas contribuições e esforços conjuntos, analisando o seu grau de eficácia e a forma como o trabalho está a ser desenvolvido” (p.343). Nos últimos anos, tem havido mudanças na natureza do próprio trabalho, devido sobretudo à necessidade crescente de criar equipas multidisciplinares, formadas por vários profissionais de variadas áreas de conhecimento, assim como, a existência de alterações no seio do trabalho/tarefas laborais que passaram a ser mais complexas, menos automatizadas e rígidas. Esta mudança estrutural do Trabalho levou a outras estratégias laborais e à implementação do Trabalho em Equipa nas Organizações.
O bom funcionamento de uma equipa vai depender da personalidade de cada elemento da equipa e do relacionamento entre eles. Alguns tipos de personalidades são mais compatíveis uns com os outros e quando dois tipos de personalidade compatíveis trabalham juntos, a equipa sai beneficiada, por isso sempre que possível dever-se-á levar em consideração a personalidade de cada elemento, e agrupa-los por afinidade e compatibilidade. Um bom ambiente de trabalho é também essencial para o trabalho em equipa. Desta forma, cada elemento deve colocar a equipa em primeiro lugar e não procurar os seus próprios interesses. Assim, para o desenvolvimento de um bom trabalho em Equipa é importante haver empatia, boa convivência, harmonia e respeito de todas as partes envolvidas.
Para uma Empresa ou Organização é importante ter em atenção os seguintes vectores: a) administrar conflitos: consiste na capacidade de saber lidar com os conflitos do dia a dia na Empresa. Neste sentido é necessário desenvolver a capacidade de conversar para esclarecimento de factos ou situações e conciliar as necessidades de todas as partes envolvidas; b) gerir a Comunicação: valorizar a comunicação entre todos colaboradores é essencial. É necessário saber escutar e falar na hora e da forma certa; c) promover a Proatividade: capacidade de iniciativa é muito positiva. Consiste em estar disposto em ajudar e a resolver problemas, o que resulta no sucesso da sua equipa; d) incentivar à Inovação: procurar inovar é sempre importante para o crescimento da Empresa e dos profissionais. Encontrar soluções alternativas permite chegar a um melhor resultado e em menos tempo; e) certificar-se que os colaboradores têm Conhecimento do projeto/tarefa: Conhecimento profundo do que é pretendido e das estratégias/ formas de executar o trabalho e f) potencializar a Motivação da Equipa – cada elemento deve confiar absolutamente na motivação dos outros e não esconder a sua. Importante também o reforço positivo e a valorização pessoal e grupal.
Saber trabalhar em Equipa é um fator determinante, e uma característica essencial para qualquer profissional. As Empresas valorizam muito, pessoas que não pensam apenas na sua própria tarefa, e sim naqueles que pensam nos colegas e na Empresa em si.
Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa e sim por uma equipa – Steve Jobs