Home>Cidadania e Sociedade>A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPA
Cidadania e Sociedade

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPA

Vera Costa

Trabalho em Equipa pode ser entendido como um conjunto ou grupo de pessoas que pretendem em conjunto, realizar uma tarefa ou um determinado projecto, e para que tal seja possível, é necessário desenvolver um esforço colectivo para resolver um determinado problema ou criar um plano de actuação. Assim sendo, “os grupos cooperativos são mais do que a soma dos seus membros, uma vez que os indivíduos estão implicados com um objectivo comum” (Ferreira, Neves & Caetano, 2001, p.343). Ainda de acordo com Ferreira, Neves e Caetano (2001), estes grupos “ produzem resultados com base nas contribuições e esforços conjuntos, analisando o seu grau de eficácia e a forma como o trabalho está a ser desenvolvido” (p.343). Nos últimos anos, tem havido mudanças na natureza do próprio trabalho, devido sobretudo à necessidade crescente de criar equipas multidisciplinares, formadas por vários profissionais de variadas áreas de conhecimento, assim como, a existência de alterações no seio do trabalho/tarefas laborais que passaram a ser mais complexas, menos automatizadas e rígidas. Esta mudança estrutural do Trabalho levou a outras estratégias laborais e à implementação do Trabalho em Equipa nas Organizações.

O bom funcionamento de uma equipa vai depender da personalidade de cada elemento da equipa e do relacionamento entre eles. Alguns tipos de personalidades são mais compatíveis uns com os outros e quando dois tipos de personalidade compatíveis trabalham juntos, a equipa sai beneficiada, por isso sempre que possível dever-se-á levar em consideração a personalidade de cada elemento, e agrupa-los por afinidade e compatibilidade. Um bom ambiente de trabalho é também essencial para o trabalho em equipa. Desta forma, cada elemento deve colocar a equipa em primeiro lugar e não procurar os seus próprios interesses. Assim, para o desenvolvimento de um bom trabalho em Equipa é importante haver empatia, boa convivência, harmonia e respeito de todas as partes envolvidas.

Para uma Empresa ou Organização é importante ter em atenção os seguintes vectores: a) administrar conflitos: consiste na capacidade de saber lidar com os conflitos do dia a dia na Empresa. Neste sentido é necessário desenvolver a capacidade de conversar para esclarecimento de factos ou situações e conciliar as necessidades de todas as partes envolvidas; b) gerir a Comunicação: valorizar a comunicação entre todos colaboradores é essencial. É necessário saber escutar e falar na hora e da forma certa; c) promover a Proatividade: capacidade de iniciativa é muito positiva. Consiste em estar disposto em ajudar e a resolver problemas, o que resulta no sucesso da sua equipa; d) incentivar à Inovação: procurar inovar é sempre importante para o crescimento da Empresa e dos profissionais. Encontrar soluções alternativas permite chegar a um melhor resultado e em menos tempo; e) certificar-se que os colaboradores têm Conhecimento do projeto/tarefa: Conhecimento profundo do que é pretendido e das estratégias/ formas de executar o trabalho e f) potencializar a Motivação da Equipa – cada elemento deve confiar absolutamente na motivação dos outros e não esconder a sua. Importante também o reforço positivo e a valorização pessoal e grupal.

Saber trabalhar em Equipa é um fator determinante, e uma característica essencial para qualquer profissional. As Empresas valorizam muito, pessoas que não pensam apenas na sua própria tarefa, e sim naqueles que pensam nos colegas e na Empresa em si.

Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa e sim por uma equipa – Steve Jobs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.