Home>Lifestyle>SABE COMUNICAR A SUA IMAGEM PROFISSIONAL ATRAVÉS DA SUA ROUPA?
Lifestyle

SABE COMUNICAR A SUA IMAGEM PROFISSIONAL ATRAVÉS DA SUA ROUPA?

Clara Morais

A imagem pessoal causa impacto em todos os ambientes que frequentamos, seja o ambiente profissional, seja o social ou pessoal, através da qual os outros formarão uma opinião sobre nós. A imagem profissional é, assim, de extrema importância para a nossa carreira.

As roupas que usamos no dia a dia são uma forma de comunicação e transmitem os nossos objectivos, propósito e personalidade. Tornam-se muito importantes na construção de uma boa imagem, e ao termos total consciência do que vestimos e comunicamos, tornamo-nos mais seguros profissional e emocionalmente.

A primeira impressão é a que causa maior impacto, daí nunca é demais referir a enorme importância da gestão estratégica e inteligente da imagem pessoal.

A roupa deve ser escolhida de acordo com a personalidade e estilo de cada um, proporcionando que nos sintamos mais confortáveis. O “Dress Code” varia de acordo com o ambiente de trabalho, mas se a roupa que vestimos não proporcionar conforto, poderá afectar a nossa postura e gerar resultados negativos. É, então, recomendável alinharmos a identidade vestimentar com a nossa essência, e que ao mesmo tempo seja apropriado ao local de trabalho, para comunicar com clareza, gerando consistência e credibilidade.

Outro aspecto importante é conhecer bem os nossos clientes, pois é através da imagem que melhor se vai comunicar com os nossos consumidores. Devemos identificar que tipo de pessoas são, os seus gostos e objectivos, para saber se “respondem” melhor a roupas mais “formais” ou clássicas, ou se “permitem” looks mais descontraídos.

Escolher as cores das roupas e acessórios é também um item importante. A cor preta é geralmente “bem aceite”, está associada ao poder. Contudo existem outras cores que se podem usar para “fugir” do “clássico preto”. Há que saber usá-las adequadamente, optando pelas que mais nos favorecem, as que traduzem de forma mais adequada os valores da empresa, e também a nível das mensagens que transmitem (credibilidade, distanciamento, proximidade, rigor, acessibilidade, confiança…)

Ter “peças-chave” para a imagem profissional é “facilitador” na escolha das roupas para o ambiente de trabalho. Todos temos algumas peças de roupa que “caiem” sempre bem. Ou um básico que nos faz sentir confiantes. Estas roupas serão a nossa “marca”, podem ser usadas várias vezes, apenas é necessário mudar os acessórios, o que torna tudo muito mais fácil e prático.  É possível repetir roupas sem dar a impressão de “descuido” ou “desmazelo”, se souber fazer as combinações mais apropriadas para o ambiente de trabalho.

Saber escolher as roupas que usamos no ambiente de trabalho facilita a comunicação de uma imagem profissional credível e de respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.