Home>Cidadania e Sociedade>A MÚSICA QUE HÁ EM NÓS
Cidadania e Sociedade

A MÚSICA QUE HÁ EM NÓS

Ângela Morais

Se alguém me contasse, no início de janeiro, que em março ficaria em casa, a dar aulas on-line e que a Escola voltaria à televisão … não iria acreditar!

Dá forma ao teu mundo| Aula 1

No início de abril, surgiu o convite ao colégio Atlântico, para integrar o corpo docente do #estudoemcasa. Projeto que dignificou toda a nossa equipa, mas que me deixou muito apreensiva…não queria de todo aceitar.

Artes Visuais e Música| Aula 7

No entanto, a direção do colégio demoveu-me desta minha decisão, apelando ao facto de ser uma missão que acreditavam que estaria à altura.

A minha realização profissional sempre se pautou por fazer com que os meus alunos vivenciassem a música que há dentro deles.

LAVA BEM AS MÃOS

Há seis anos letivos que desenvolvo concertos solidários, para ajudar a Associação de Ajuda humanitária «Dá-me a tua mão» e, ao mesmo tempo, construir um espetáculo musical onde os alunos são os principais artistas.

Tendo em conta que estaria sozinha, em frente à câmara, sem a musicalidade de uma criança, fez com que colocasse em causa o meu contributo para este desafio.

Depois de uma noite sem dormir… aceitei.

Contrastes – Música e Teatro| Aula 6

Começou uma aventura digna de um belo diário… reuniões constantes com a DGE, vários contactos com colegas de Educação Musical e também com ex-professores da Escola Superior de Educação de Setúbal, onde estudei.

Chegou o derradeiro dia, o primeiro dia de gravação. Sem qualquer tipo de formação para estar perante uma equipa de realização, entrei muito nervosa e com medo de errar pois não existia nenhum suporte, como por exemplo um teleponto.

Espaço| Aula 9

Fomos informados que as aulas seriam gravadas de seguida, sem cortes, como se estivéssemos dentro da nossa própria sala de aula.

Foi nesse momento que descomprimi. Imaginei que estava no meu contexto escolar e deixei fluir. No final da gravação, senti-me bem e com vontade de fazer mais e melhor.

Temas e Géneros – Música e Dança| Aula 12

Nunca mais irei esquecer de assistir à primeira aula na RTP memória. Estava ansiosa e receosa com a reação dos novos alunos espalhados por todo o país. E essa reação foi muito Boa!!!!

Recebi inúmeras mensagens de vários cantos de Portugal e fiz questão de responder a todos, pois foram os responsáveis pela minha motivação em continuar e levar o projeto até ao fim.

Identidade – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro| Aula 19

Todas as atividades foram bem recebidas, mas as audições ativas tiveram particular impacto.

Uma audição ativa é uma forma de fazer ouvir ativamente uma música, construindo uma história em torno dessa mesma obra musical. Busco a minha inspiração no professor José Carlos Godinho, meu coordenador de curso, há 20 anos atrás.

A minha família teve um papel fundamental na minha participação no #estudoemcasa. Sem o seu incondicional apoio e uma grande dose de paciência, nada disto seria possível.

Audição ativa no Preço Certo – Especial Professores #EstudoEmCasa

Um agradecimento muito especial aos meus colegas de equipa no colégio Atlântico. Foram meses de trabalho árduo, mas compensador. As nossas relações ficaram mais fortes e que irão culminar em projetos futuros muito aliciantes.

Uma palavra de gratidão irá também para o professor Saúl Falcão da DGE. Obrigada por acreditar em mim até à última aula.

Nunca irei esquecer também a equipa da Fremantle. Sempre disponíveis e com uma energia que nos transmitia segurança.

Mas acima de tudo, uma grande obrigada aos alunos e às suas respetivas famílias. São e serão para sempre a minha fonte de inspiração e de motivação.

Ficarei feliz se mantivermos o contacto… nem que seja apenas através da música que há em nós.

Estarei sempre por perto🙏

Boas férias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.