Home>Cidadania e Sociedade>(IN)GENUINIDADE
Cidadania e Sociedade

(IN)GENUINIDADE

Isa Gomes

Como recusar o convite à participação no projeto #estudoemcasa?

“A Casa da Mosca Fosca” – Rimas e Divisão Silábica| Aula 1 “A Casa da Mosca Fosca” – Ordem alfabética e género masculino| Aula 2

Quando recebemos aquela notícia sentimos a perplexidade nas expressões de cada um. Um misto de emoções, sem sabermos muito bem o que pensar, nem o que dizer. A decisão estava na cabeça e no coração de cada um de nós.

Sílvio, Guardador de Ventos (Caminho)| Aula 3 Sílvio, Guardador de Ventos (Caminho)| Aula 4

O tempo fugia-nos e não houve muito tempo para pensar. Agarrámos, juntos, o desafio de dinamizar as propostas para o 1.º e 2.º ano de escolaridade, nas diferentes áreas curriculares. Numa era tão digital, a ideia de levar a escola a quem não a tem à distância de um clique, era o compromisso que estava em cima da mesa, e aqui sim, o sentido de missão falou mais alto.

Estranhões e Bizarrocos – Sábios como camelos (Dom Quixote)| Aula 5 Estranhões e Bizarrocos – Sábios como camelos (Dom Quixote)| Aula 6

Naturalmente, tenho muita dificuldade em dizer “não” a algo novo. Naquele momento, senti-me invadida por uma rajada de ideias e sentimentos. Era diferente de tudo o que já tinha experimentado e algo que nunca me tinha passado pela cabeça… estar na televisão.

Hansel e Gretel| Aula 7 Hansel e Gretel| Aula 8

Apostámos nos livros e nas histórias para nos darem o mote para cada aula, e assim chegámos à ideia “uma semana, um livro”. Para nós, equipa, esta escolha foi óbvia e imediata.

Avós (Kalandraka)| Aula 9 Avós (Kalandraka)| Aula 10

A Carina e a Dora foram as minhas parceiras nesta viagem louca e atribulada. Partilhamos as três um gostinho particular pelos livros e pela leitura e, pelas diferenças que naturalmente temos umas das outras, complementámo-nos no planeamento e construção dos materiais e propostas para a área de Português.

O Têpluquê e outras histórias (Assírio & Alvim)| Aula 11 O Têpluquê e outras histórias (Assírio & Alvim)| Aula 12

O princípio para este desafio era sermos nós próprios e só isso iria trazer a genuinidade que este projeto merecia. Somos professores e não aspiramos uma carreira fora da escola, como tantos disseram.

Corre, Corre, Cabacinha| Aula 13 Corre, Corre, Cabacinha| Aula 14

No dia da minha primeira gravação, cheguei à RTP de mãos dadas com a Mosca Fosca e sem saber muito bem o que ia acontecer. Lembro-me que só consegui comer no final daquele dia… a ingenuidade ajudou e foi melhor assim.

A Manta (Planeta Tangerina)| Aula 15 O dia em que me tornei pássaro| Aula 16

Às tantas encontrámos um ritmo e construímos uma rotina de trabalho que conjugava em si diferentes premissas: respeitar o planeamento da tutela, construir propostas coerentes e com sentido prático, comunicar sem perder de vista aqueles para quem o projeto foi concebido e, ainda, não trairmos as nossas convicções pedagógicas. Em nenhum momento foi fácil. Foi simultaneamente uma corrida de resistência e de velocidade, muitas vezes em contrarrelógio para cumprir prazos apertados.

O dia em que me tornei pássaro| Aula 17 A menina Gotinha de Água (Assírio & Alvim)| Aula 18

Foram muitas frentes, às quais queria dar uma resposta firme e consistente. Estar presente junto da família, ser mãe, mulher e amiga de alguém, cumprir os desafios de uma pós-graduação, manter o trabalho à distância com a minha turma de 17 e, ainda… participar neste desígnio social que foi o #estudoemcasa. Muitas vezes o cansaço falou mais alto. As palavras atrapalhavam-se na minha cabeça e a fala traiu-me. Mas continuámos, em frente! Se poderíamos ter feito diferente e melhor? Claro que sim! Mas cada um nós deu o melhor que conseguiu, para operacionalizar este projeto, e isso tem de ser suficiente. Fica um sentimento de orgulho e de missão cumprida.

A menina Gotinha de Água (Caminho)| Aula 19

Um reconhecimento enorme pela equipa da Fremantle, por estarem lá, também em contrarrelógio, sempre com um sorriso de incentivo e uma palavra de reconhecimento e apoio. Foram extraordinários!

Na emissão deste domingo, dia 26 de abril, de “Isto É Gozar Com Quem Trabalha”, Ricardo Araújo Pereira teve ao seu lado a professora Isa, uma das docentes de #EstudoEmCasa e que conduziu a primeira aula transmitida pela RTP Memória, tendo destronado Cristina Ferreira e o seu programa na tabela das audiências.

Não esqueço as mensagens recebidas, o carinho dos pequenos e dos grandes, daqueles que verdadeiramente contam!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.