Home>Saúde e Vida>A DEPRESSÃO, A PATOLOGIA OCULTA
Saúde e Vida

A DEPRESSÃO, A PATOLOGIA OCULTA

Vera Costa

A Depressão é uma patologia frequentemente comum, contudo grave! Trata-se de um transtorno de humor que afeta a forma como nos sentimos, pensamos e encaramos a nossa própria existência e vida pessoal.

Para que o transtorno não chegue ao nível de uma depressão profunda e possivelmente com ideação suicida ou suicídio efetivo, é necessário estarmos atentos aos sintomas e pedir ajuda profissional atempadamente. Enumero os sintomas mais comuns: 1) irritabilidade; 2) sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo; 3) humor triste, ansioso ou “vazio” persistente; 4) sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo; 5) diminuição da energia ou fadiga; 6) apetite e/ou alterações de peso; 7) mover ou falar mais devagar; 8) sentir-se inquieto ou ter problemas para ficar sentado, 9) perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades; 10) dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais; 11) dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões; 12) dores, dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos sem uma causa física clara e/ou que não se aliviam mesmo com o tratamento e 13) pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio.

Se apresentar um ou vários sintomas de forma frequente procure ajuda psicológica, a intervenção precoce é um passo importante para o sucesso do tratamento e da cura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.