Home>Lifestyle>O USO DE MÁSCARA DE PROTECÇÃO AFECTA A MANEIRA COMO COMUNICAMOS?
Lifestyle

O USO DE MÁSCARA DE PROTECÇÃO AFECTA A MANEIRA COMO COMUNICAMOS?

Clara Morais

A pandemia do coronavírus mudou radicalmente muitos de nossos hábitos diários e forçou-nos a adoptar novas medidas de segurança ás quais não estávamos habituados.

Como o uso de máscaras afecta a maneira como nos comunicamos ou interagimos com os outros?

Consideremos que as mensagens que transmitimos através da nossa imagem  são compostas por 7% do que queremos expressar com palavras, 38% são o ritmo, o tom e o volume da voz e 55% é linguagem não verbal, ou seja, gestos e movimentos.

Uma das maiores perdas envolvidas no uso de máscaras é o sorriso, que abre canais de comunicação, aproxima as pessoas e gera empatia, confiança e credibilidade. Portanto, os olhos e as sobrancelhas agora têm um papel mais relevante para detectar as emoções e sentimentos da pessoa que está á nossa frente.

Outro factor a considerar é como a voz é transformada, uma vez que sua projeção, som e volume são modificados, afectando o entendimento total da mensagem.

Os gestos com as mãos e o resto do corpo terão um novo papel, o que nos vai forçar a ter mais cuidado e ter mais consciência no que comunicamos.

Então, o que podemos fazer para manter a comunicação eficaz em tempos de coronavírus?

Usar máscara pode, definitivamente, dificultar a comunicação.  Devemos, então, lançar mão  de recursos que podemos usar no dia a dia para entender e ser entendidos, tendo particular atenção aos que se seguem:

– Use os olhos como guia para tornar a sua mensagem confiável, direccionando o olhar para a pessoa com quem está a comunicar, evite olhar para os lados, olhe “olhos nos olhos” e use também as sobrancelhas para expressar de maneira efectiva as sua emoções. Use o seu olhar para expressar as suas ideias. Preste atenção aos outros elementos que compõem a comunicação visível da outra pessoa, como o rosto, os olhos, as sobrancelhas, se ela franze a testa ou não.

– Enfatize as palavras com movimentos corporais que apoiam o que está a comunicar. Use o corpo para expressar a sua mensagem, as mãos e gestos corporais que sejam coerentes com o que fala, de modo a compensar a perda da expressão facial.

– Articule bem as palavras para projectar a voz, para que o som “saia” mais consistente.

– No caso das mulheres, invista na maquilhagem dos olhos, tornando-os mais expressivos.

Não sabemos quanto tempo vai ser necessário usarmos  máscara de proteção para o Covid 19 e por isso é importante adaptarmo-nos a estas mudanças e gerar as melhores estratégias para respeitar as medidas sanitárias e  comunicar com eficácia e clareza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.