Home>Saúde e Vida>IMPORTÂNCIA DE UM SERVIÇO DE PSICOLOGIA DIRECIONADO PARA INSTITUIÇÕES, ENTIDADES E EMPRESAS
Saúde e Vida

IMPORTÂNCIA DE UM SERVIÇO DE PSICOLOGIA DIRECIONADO PARA INSTITUIÇÕES, ENTIDADES E EMPRESAS

Vera Costa

A Psicologia é a ciência do futuro. Esta foca-se no comportamento humano e nos processos mentais a ele subjacente. Países denominados do 1º Mundo, como os EUA, têm apostado nesta ciência, tendo os técnicos de saúde mental e do comportamento, um papel fulcral na Sociedade como um Todo e no Ser Humano, em particular. A Psicologia possui uma vasta área de atuação, dentro da qual podemos referenciar a Psicologia Organizacional, Clínica e da Saúde, com uma importância crescente no que respeita à saúde e bem-estar no individuo e consequentemente, melhor desempenho do profissional inserido numa Organização.

Uma Organização, procura dar resposta a necessidades especificas, sejam bens e/ou serviços, cujo processo produtivo tem como finalidade alcançar o lucro. Deste modo, em ultima instância, uma Empresa/Organização é um conjunto de pessoas, de profissionais, que trabalham no processo produtivo, mas quando desmotivados, desqualificados e/ou pessoalmente desestruturados com conflitos internos, a Organização não funciona e não atinge os seus objetivos institucionais. A Psicologia, por sua vez, providencia técnicas que restaurem o bom funcionamento interno de cada colaborador em relação a si mesmo e aos seus colegas/ equipa e chefias.

A Psicologia como método, pretende ir ao encontro do desenvolvimento e potencialização das condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento do capital humano e desta forma, alcançar as metas desejadas.

Numa Organização, colaboradores motivados estarão dispostos a dar o melhor de si, na obtenção das metas pré-estabelecidas, que são da Empresa, mas que percepcionam como suas. No entanto, para que tal seja possível, é necessário que cada colaborador se sinta como parte integrante da mesma e que a sua Organização esteja também atenta às suas necessidades individuais/pessoais e de evolução profissional.

Em suma, qualquer Organização que pretenda crescer financeira e Institucionalmente, deverá desenvolver condições de gestão do capital humano, assentes em estratégias e fundamentos comportamentais e psíquicos, essenciais no seu posicionamento estratégico. Ao fazê-lo, a Organização estará de uma forma mais inteligente a investir nas pessoas e a transformá-las no factor que faz a diferença. Portanto somente, com a manutenção de uma boa saúde psicológica de cada colaborador é possível o sucesso de uma Entidade.

A conjuntura financeira e comercial está cada vez mais competitiva. Novos métodos e técnicas de desempenho laboral, pressupõe maiores competências pessoais e de resiliência, só possível através de uma maior eficiência, equilíbrio psicológico e de saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, por saúde entendemos “estado de completo bem estar físico, mental e social e, não apenas ausência de doença”. No seguimento da existência deste novo contexto de exigência organizacional, deparamo-nos com novas problemáticas e necessidades, nomeadamente ao nível do:

· Burnout que provém de: a) sobrecarga de trabalho e conflito interpessoal; b) sentimentos e atitudes negativas face ao trabalho, tarefas ou equipa; c) sensação de incompetência, falta de realização e de produtividade e d) sensação de diminuída auto-eficácia, falta de apoio social, de oportunidades de desenvolvimento profissional e recursos de trabalho, entre outros.

· Desgaste psíquico e doenças psicológicas nomeadamente: a) dificuldades psicossociais e familiares; b) fadiga crónica; c) neurose; d) distúrbios paranoides; e) esgotamento e estados depressivos e f) distúrbios psicossomáticos, entre outros.

· Variáveis de impacto organizacional: a) absentismo laboral; b) desmotivação e baixo rendimento; c) conflitos grupais e d) consumo de substâncias, como álcool e outras.

O capital humano é o único recurso de uma empresa capaz de se desenvolver e auto-direccionar, além de ser o principal diferencial competitivo das Organizações. Para alcançar o sucesso, é fundamental que a empresa conte com colaboradores dinâmicos, resilientes e com espirito empreendedor.

São as pessoas que transformam a teoria em prática, por isso, o treino e o desenvolvimento são tão importantes. É através dele que a Organização atinge suas metas e cada colaborador alcança seus objetivos pessoais.

Para compreender o comportamento, as transformações e as interações das pessoas que compõe uma Empresa, o conceito de psicologia no desenvolvimento e interação é imprescindível. Cabe a ela estudar a interação dos processos físicos e psicológicos e as etapas de crescimento, a partir da concepção até ao final da vida de uma pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.