Cultura, Literatura e Filosofia

VIAGENS DE UMA VIDA

Raquel Evangelina

A minha leitura mais recente foi o livro “Viagens de uma vida”, no qual 25 bloggers de viagem portugueses deram o seu testemunho sobre um acontecimento durante os seus itinerários que os tenha marcado.

Esta obra é um projeto da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses e segundo a sinopse: “A obra é uma seleção de duas dezenas e meia de olhares – distintos e variados – sobre destinos espalhados pelos quatro cantos do mundo e que desafiam a plenitude dos nossos sentidos. Vai da alegria colorida do Festival Holi, em Varanasi, Índia, à angustiante luta pela sobrevivência no campo de refugiados Cox’s Bazar, no Bangladesh. Passa pela sensação de liberdade e pequenez que emana da mítica Ruta 40, no Sul da Argentina, como pelas paisagens inóspitas da Gronelândia e de Madagáscar.”

Vemos relatos de várias situações mais, ou menos, caricatas, mais emotivas, outras até estranhas. Sentimos a adrenalina, a emoção, a sensação de liberdade e até a frustração que cada autor nos transmite. Choramos ao ouvir o fado da Amália juntamente com a Bahloma na Índia, sentimos o aroma do vinho chileno enquanto passeamos pelas vinhas, compartilhamos o nervoso miudinho da Maria João Proença ao embarcar sozinha para Hanói e ficamos absortos a contemplar o tudo, e ao mesmo tempo o nada, sentados na Grande Muralha da China.

Um livro que nos transmite uma experiência sensorial, que nos transporta, mesmo que não saiamos do sítio. Uma obra de leitura rápida e ávida, cheio de boas crónicas que todos os amantes de viagens vão gostar, e até se rever em algumas situações.

Já que estamos em tempos de pandemia, em que basicamente nos cortaram as asas, viajemos pelos livros enquanto sonhamos com o próximo destino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.