Home>Saúde e Vida>PREVENÇÃO DAS INFEÇÕES URINÁRIAS
Saúde e Vida

PREVENÇÃO DAS INFEÇÕES URINÁRIAS

Ana Marinho Soares  

Sintomas associados a infeções urinárias são muito frequentes em consultas médicas. Quem já teve tal diagnóstico experimentou certamente algum dos seguintes sintomas: dor ao urinar (disúria), urgência miccional, sangue na urina ou cheiro fétido, dor abdominal, dor lombar. Menos frequentemente ocorre febre, levando-nos a pensar numa infeção com atingimento renal.

Vulgarmente denominadas ITUs, as Infeções do Trato Urinário, são mais frequentes em mulheres, embora ocorram em ambos os sexos.

Como em tudo na vida, mais vale prevenir que remediar. As ITUs poderão ser evitadas, em parte, se houver rotinas protetoras. Principalmente as pessoas que padecem de ITUs de repetição, beneficiam muito em cumprir estas orientações.

Para evitar as ITUs deve:

1) Beber cerca de 2 l de água diariamente

2) Usar roupa larga

3) A roupa interior ser de algodão

4) Evitar usar pensos diários

5) Evitar duches vaginais

6) Evitar espermicidas

7) Deve limpar-se sempre da vagina para o ânus, de forma a evitar o transporte de bactérias do trato intestinal para o trato urinário.

8) Evitar estar muitas horas sem ir à casa de banho

9) Após atividade sexual deve urinar para “lavar” o trato urinário de bactérias que possam ter penetrado pela uretra.

Ainda em contexto de profilaxia nas ITUs de repetição poderá haver benefício no consumo de arando vermelho ou então, em fazer vacina para infecções urinárias de repetição, de acordo com a avaliação e orientação do seu médico assistente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.