Clara Morais
“A mulher que não usa perfume não tem futuro.” Coco Chanel
“O perfume de uma mulher diz mais sobre ela do que a sua caligrafia” Christian Dior
“O perfume é o complemento indispensável á personalidade da mulher, o toque final no vestido” Christian Dior
O seu perfume ajuda a construir a sua imagem pessoal. E sabe o que o seu perfume diz sobre si?
Uma pessoa bem perfumada transmite uma boa impressão, mas se o cheiro é enjoativo ou em excesso, o efeito é o inverso. E no ambiente de trabalho, isto ainda se verifica mais, e pode funcionar de maneira negativa.
O perfume pode ser encarado como um acessório indispensável mas não deve optar por cheiros muito intensos que se sobreponham a tudo o resto. Usar com moderação é a melhor regra, ou então substitua por uma água de colónia, que é mais leve.
Devemos lembrar que a quantidade de perfume faz toda a diferença.
Os perfumes diferenciam-se pelas fragrâncias e pela intensidade.
As melhores opções para o trabalho são a “Eau de toilette” ou “Eau de Cologne” uma vez que são menos concentrados.
As melhores fragrâncias são as mais leves como as amadeiradas, cítricas, frescas e alguns florais. Deve evitar-se os perfumes muito doces.
Um perfume forte no trabalho pode provocar em algumas pessoas dores de cabeça, alergias e dificuldade de concentração, algo que não é positivo para a pessoa nem para os colegas.
O ambiente corporativo exige alguns cuidados quanto á perfumaria. No trabalho o excesso ou uso de um perfume muito forte pode, não só causar uma péssima impressão, como marcá-lo negativamente. Aliás, funciona mesmo como um “sabotador da imagem” ou “ruído de imagem” que é uma característica que tem o poder de se transformar em “foco de atenção”, o que resulta em que os outros notem mais “esses” detalhes negativos do que os positivos, e isto poderá diminuir as possibilidades de sucesso profissional.
Como deve aplicar-se o perfume? Deve ser aplicado em pontos estratégicos e em pouca quantidade. O ideal é afastar o frasco a uma distância de aproximadamente 15 centímetros, para que o perfume não se concentre somente numa zona do corpo.
Seguindo estas “regras”, não correrá o risco de perturbar colegas, líderes ou clientes, ficará perfumada/o e ainda transmite uma boa imagem, adequada ao seu ambiente corporativo.