Home>Saúde e Vida>AS MUDANÇAS PSICOLÓGICAS NA ERA COVID
Saúde e Vida

AS MUDANÇAS PSICOLÓGICAS NA ERA COVID

Isabel Pinto da Costa

Em que nos tornamos? Não se questiona todos os dias sobre isso? Será que não operou nenhuma mudança em si após o surgimento deste vírus? Não acredito! Mais que não seja o medo do vírus, de acordarmos de manhã e algum profissional de saúde nos dizer que está positivo e depois? Como reagir ao medo de estar só? Durante 14 dias!

A quarentena, para muitos descrita como algo fácil e que se faz de forma tranquila, e para outros descrita como algo doloroso porque estamos longe e afastados de quem gostamos, pode provocar dano psicológico, nesta fase, porque estamos sozinhos.

As mudanças psicológicas são ao nível dos afetos porque aprendemos a transformá-los.  Antes eram manifestados por toques e agora são por palavras através de máscaras, acrílicos, vidros e a metros de distância que nos tornam impessoais, frios e nos transformam em pessoas tristes e carentes de afetos, o que vai causar às pessoas mais frágeis, ao nível afetivo, a longo prazo, uma perturbação da afetividade, porque não recebem nem dão afetos durante muito tempo.

Tornamo-nos pessoas mais distantes, mais independentes nos afetos, onde dispensamos os outros de forma forçada/obrigatória e vivemos apenas centrados mais em nós, o que não nos faz bem, porque ficamos mais depressivos, mais ansiosos e sentimo-nos sós.

As mudanças psicológicas não são positivas, são negativas, afetam o nosso humor, começamos a exibir mais um humor depressivo, maior insegurança, perturbações de sono, perturbações alimentares e níveis elevados de ansiedade com medo do vírus. Ao ouvir “Informação Covid” diariamente manifestamos a quem nos observa um “riso descontrolado”, como escape da nossa ansiedade, muitas vezes em contextos sociais, para disfarçar o medo.

O senso comum usa muitas vezes o humor com spots publicitários sarcásticos sobre o vírus como mecanismos de defesa para camuflar o medo da verdadeira pandemia que pode vir a acontecer – aumento de número de mortes Covid.

Após o conhecimento deste vírus, as mudanças psicológicas são muitas! Logo, temos de ter uma perspetiva otimista do futuro porque os cientistas com o seu coeficiente de inteligência vão descobrir a vacina e conseguir o equilíbrio entre o seu coeficiente de inteligência e o seu coeficiente emocional e estabilizar as mudanças psíquicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.