Home>Cidadania e Sociedade>CARLO ACUTIS – O JOVEM APÓSTOLO DA INTERNET QUE SERÁ CANONIZADO
Cidadania e Sociedade

CARLO ACUTIS – O JOVEM APÓSTOLO DA INTERNET QUE SERÁ CANONIZADO

Pesquisa: Ricardo Pinto

Neste sábado, 10 de outubro,  Antonia Salzano assistiu à cerimónia em que o Papa Francisco beatificou o seu filho, Carlo Acutis, cujo corpo está incorrupto há 14 anos.
O filho que levou a mãe à fé. Este pode ser um bom resumo de um dos maiores feitos de Carlo Acutis, o adolescente italiano que partiu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia fulminante – e que neste sábado, 10 de outubro de 2020, foi proclamado Beato.
Em 2018, o Papa Francisco declarou-O Venerável: foi um dos passos mais importantes na sua trajetória rumo aos altares. Depois da Beatificação deste sábado, faltará apenas a Canonização para que o jovem apóstolo da internet e da Eucaristia seja venerado oficialmente como São Carlo Acutis.
O testemunho de vida do jovem italiano, nascido em território britânico, está a atrair muitas pessoas para mais perto da fé – a começar pela própria mãe, Antonia Salzano, que vê o filho como um “pequeno salvador”: foi ele, afinal, quem lhe ensinou o amor pela Eucaristia.
O FILHO QUE LEVOU A MÃE À FÉ
Antonia Salzano

Antonia tem viajado por vários lugares para testemunhar a história do pequeno génio da computação que frequentava a Santa Missa todos os dias e levava uma vida ao mesmo tempo normal e extraordinária.

Carlo dedicava-se ao estudo e à família, mas também ao voluntariado em benefício de crianças e idosos e, com especial paixão, à vivência real e autêntica da fé católica. Ele era profundamente apaixonado pela Eucaristia. Em especial, os milagres eucarísticos fascinavam-no.
A MÃE COMENTA:
“Desde criança, o Carlo era uma alma muito dedicada. Ele amava ir à igreja, rezar, se aprofundar na fé. Mas eu estava afastada. Cresci numa família laica; aliás, acho que milhões de outras pessoas também. No entanto, ter esse filho que me fazia perguntas insistentes sobre a fé obrigou-me a refletir. E foi um motivo para me aproximar da Igreja e dos sacramentos”.
A vida de Carlo neste mundo foi excepcional até os últimos momentos. Ele declarou, por exemplo, que “oferecia as suas dores físicas a Deus pelo Papa e pela Igreja”.
ANTONIA TESTEMUNHA:
“Para mim, o Carlo foi um pequeno salvador que me levou a seguir um caminho especial. E é um caminho em que eu prossigo. Tento espalhar o legado dele, especialmente a exposição sobre os milagres eucarísticos, que vem percorrendo os cinco continentes e ajudando tantas pessoas”.
A PAIXÃO PELOS MILAGRES EUCARÍSTICOS
A mãe de Carlo Acutis refere-se a uma “mostra virtual” que o filho criou para divulgar os milagres ocorridos ao longo da história em torno da Santíssima Eucaristia. Trata-se do website Miracoli Eucaristici, que nasceu da inspiração do jovem amigo de Jesus.
“Há testemunhos de pessoas que se aproximaram de Deus e começaram uma vida de fé. E, para mim, este é o maior sinal. O Carlo se importava muito com a Eucaristia”.
OS TESTEMUNHOS DE FÉ DE UM ADOLESCENTE SANTO
Ao encarar sua doença, Carlo infundiu coragem também na sua mãe, antes de partir, prematuramente. Ele dizia:
“Mamãe, não tenha medo! Porque, com a Encarnação de Jesus, a morte virou vida e nós não temos que tentar fugir dela. Na vida eterna, algo extraordinário espera por nós”.
O JOVEM TAMBÉM DECLARAVA:
“Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias”.
ANTONIA COMENTA:
“Jesus dá-nos os sacramentos para não morrermos como fotocópias. Ele se doa através da Eucaristia, Deus em pessoa; Seu corpo, sangue, alma e divindade”.
“O Infinito é a nossa pátria”
Santuario della Spogliazione, Itália
ALÉM DISSO, CITANDO PALAVRAS DE CARLO, ELA COMPLEMENTA:
“O nosso objetivo deve ser o Infinito, não o finito. O Infinito é a nossa pátria. E o Céu sempre esperou por nós. Jesus é amor, Deus é amor. Quando recebemos a Eucaristia, portanto, recebemos amor. Realmente, o propósito de todo cristão é ser santo. Recebendo a Deus, amando a Deus acima de todas as coisas, amando o próximo como a nós mesmos, recebendo amor através da Eucaristia… E Jesus também nos ensina a entregarmo-nos aos outros e a crescermos nesse amor a Deus”.
Desde que recebeu a Primeira Comunhão, Carlo nunca mais abandonou o recurso diário à Santa Missa. E ele tinha apenas 7 anos de idade quando recebeu o Corpo de Cristo pela primeira vez.
“Ele dizia: ‘A Eucaristia é a minha estrada para o céu’. Ele queria que todos entendessem o imenso presente que Jesus nos dá através dos sacramentos”.
A mãe de Carlo é a melhor “embaixadora” da sua exposição voltada aos milagres eucarísticos:
“Jesus prometeu: ‘Estarei convosco até o fim dos tempos’. E Ele prometeu e cumpriu. Ainda hoje, Ele nos mostra esses sinais extraordinários, que são os milagres eucarísticos que aconteceram em 2006, 2008, 2013. Milagres como o de Lanciano (Itália), onde a hóstia se tornou carne. E depois descobriram que ela é tecido do miocárdio! Isso é extraordinário!”
O filho que levou a mãe à fé é um sinal para muitas outras famílias.
E ANTONIA SALZANO FINALIZA:
“É um grande sinal que, sem dúvida, vai ajudar muitas pessoas que querem aproximar-se com sinceridade de nosso Senhor. Pessoas que, vendo esses sinais, eu acredito que possam encontrar o significado da sua fé. O Carlo foi uma semente, ou melhor, ele lançou uma semente com esta exposição sobre os milagres eucarísticos”.
Uma semente de fé para que o mundo creia – começando pelas famílias. Afinal, Carlo é, entre tantas virtudes, o filho que levou a mãe à fé.
Fonte: Aleteia
PAPA FRANCISCO:
Cerimónia de Beatificação de Carlo Acutis

O cardeal-vigário do Papa para a Diocese de Roma, Agostino Vallini, que presidiu a missa, leu a carta do Papa Francisco com a fórmula de beatificação:

“Concedemos que o Venerável Servo de Deus Carlo Acutis, leigo, que, com o entusiasmo da juventude, cultivou amizade com o Senhor Jesus, colocando a Eucaristia e o testemunho da caridade no centro da própria vida, a partir de agora seja chamado Beato e que seja celebrado todos os anos nos locais e de acordo com as regras estabelecidas pelo direito, em 12 de outubro, dia de seu nascimento ao céu.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.