Home>Cidadania e Sociedade>DIREITO AO LUTO PELOS TUTORES
Cidadania e Sociedade

DIREITO AO LUTO PELOS TUTORES

Susana Ferreira

A antiga deputada do PAN, Cristina Rodrigues, defende que o luto pelos animais de companhia, deve permitir a justificação de faltas de faltas no trabalho. Defende ainda, que a assistência Médica dos animais, também deve servir de justificação de faltas do trabalho.

No código de trabalho actual estas situações não são tidas em conta, no entanto, são temas pertinentes. Nos dias que correm, os animais pertencem ao agregado familiar. Eles finalmente começam a ocupar um lugar importante nas famílias e os cuidados de saúde estão a ser cada vez menos descurados.

Os horários das Clínicas Veterinárias, apesar de ainda alguns serem alargados, nem sempre se ajustam aos horários de trabalho dos tutores. Em situações mais urgentes, em que os animais necessitam de ser assistidos, deveria servir a visita ao Médico Veterinário como justificação para faltar ao trabalho.

Em relação ao luto, infelizmente posso falar na primeira pessoa. Este ano perdi a minha cadela mais velha… foram 18 anos… uma companheira sempre fiel e que tinha um lugar especial na família. Cheguei a casa e a minha princesa tinha partido, apesar de me ter tentado preparar, pela idade que tinha, nada faria prever que esse dia teria chegado. No dia seguinte lá fui eu trabalhar, com o coração destroçado e sem conseguir fazer o meu luto. Teria feito bem à alma, descansar e fazer o meu luto, tentar assimilar a partida daquela que foi a minha grande companheira.

Portanto, creio que estas alterações ao código de trabalho serão uma mais valia na luta pelos direitos dos animais e um sinal de progresso na mentalidade da nossa sociedade.

E vocês? Qual a vossa opinião?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.