Home>Saúde e Vida>PRECONCEITO COM O DOENTE COVID
Saúde e Vida

PRECONCEITO COM O DOENTE COVID

Isabel Pinto da Costa

Quem já foi vítima de preconceito em alguma situação na sua vida? Estou a lembrar-me de uma situação muito atual que é ter um teste covid – positivo. Sim, muitos cidadãos que apresentam um teste covid – positivo vão esconder, porque na nossa sociedade ainda existe o estigma sobre as doenças, essa doença em concreto e muitas outras. As pessoas escondem para não serem discriminadas, estigmatizadas ou como o senso comum diz “olhadas de lado”,
“postas de lado pela sociedade”.

As pessoas com um teste covid – positivo deviam dizer para proteger os outros, para quem esteve com eles também se salvaguardar e proteger os que lhe são mais próximos, mas muitas vezes não o fazem porque são discriminadas, pela falta de informação e pela pobreza cultural da nossa sociedade em geral que discrimina.

O preconceito já não é só de agora, já vem há muito tempo atrás, existe entre raças, entre classes sociais, entre grupos de pares e agora esta a atingir as doenças, temos preconceitos de pessoas que possuem doenças, onde iremos parar? É caso para dizer nem na doença nos unimos?

O vírus que devemos combater em conjunto para um bem maior, da responsabilidade civil de todos no sentido de reduzir o contágio está a estigmatizarmo-nos mais, está a aumentar o preconceito?

Já temos na nossa sociedade muitos estigmas que nos entristecem e nos fazem todos os dias sentir que existem injustiças sociais quando vimos que por vezes não existe justiça salarial, quando vimos que não existe justiça racial, justiça nos cuidados de saúde, justiça nos subsistemas de saúde como ADSE, Segurança Social entre outros, justiça de ordenados entre sexos, entre profissões, …, Vamos também discriminar quem tem doenças , neste caso Covid-positivo?

Vamos fazer a diferença no vírus que apareceu entre nós, e vamos agir de forma responsável para baixar o contágio, sem discriminar quem está positivo, porque por vezes o contágio pode ter sido a tratar aquele que discrimina.

Vamos continuar a creditar que vai ficar tudo bem, que somos pessoas assertivas e que não temos opiniões desfavoráveis, nem preconceitos por pessoas ou grupos baseados em género, crenças, valores, classes socias, deficiências, religião, raça e doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.