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PADRÕES DE BELEZA: COMO A CONSULTORIA DE IMAGEM INCENTIVA A AUTO ACEITAÇÃO

Clara Morais

Padrão de Beleza é um tema muito discutido, principalmente nos últimos tempos. Na realidade, trata-se um condicionamento, uma imposição do que é considerado como “ideal” quando falamos sobre beleza.

Ao longo da história, e em diferentes culturas, esses padrões têm variado e apresentam oscilações que diferem entre si.

Já houve imposições de que o belo era um “corpo feminino mais robusto”, com curvas. Anos mais tarde, um corpo (quase) anoréxico era considerado o “melhor de todos, o ideal, o perfeito”.

E outra e variadas imposições vão e têm surgido. Grandes seios ou pequenos, juventude eterna, cabelos longos, de determinada cor, e por aí adiante!

Imposições estiveram sempre presentes de uma forma muitas vezes agressiva e cruel, limitando a liberdade das mulheres em relação ás suas roupas, destruindo a sua auto estima e amor próprio.

Claramente se constata o quanto é injusto e excludente qualquer que seja o padrão de

beleza imposto, visto que a diversidade cultural, étnica, ou características particulares são muitas e variadas em todo o mundo.

As consequências desta realidade, não apenas sociais e culturais, mas principalmente individuais, são devastadoras para qualquer ser humano. Não são apenas as mulheres que não se “enquadram” nestes padrões.

São os sectores da moda, indústria cosmética, indústria estética que de facto, são favorecidas com tais imposições. Estas imposições são quase sempre inalcançáveis, para a maioria.

Mas há uma luz no fundo do túnel!

A Consultoria de Imagem pode “ser vista” como uma grande “salvadora” da mulher neste contexto, processo que vai trabalhar com a cliente auto conhecimento, individualidade, valorização do ser.

Acredito que é preciso que cada mulher se conheça, para questionar com propriedade o que quer para si enquanto comunicação de imagem, afirmação de identidade e, então, adoptar a imagem que de facto representa esses ideais.

“Os ideais do indivíduo… e não da sociedade”..

Na Consultoria de Imagem trabalha-se a valorização do gosto pessoal, sem haver certo e errado, dos questionamentos impostos pela moda, ou ainda, dos questionamentos da necessidade de seguir a moda…

O estilo vai mais além e é, na realidade, o mais importante.

Se é verdade que a nossa imagem comunica, que seja de dentro para fora, com muita aceitação, amor, e auto cuidado.

As diferenças é que nos fazem únicos, e as roupas devem enaltecer justamente essas diferenças e não impor que todos sejamos iguais.

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