Home>Lifestyle>CINCO RAZÕES PARA OPTAR POR MODA SUSTENTÁVEL E RESPEITAR O MEIO AMBIENTE
Lifestyle

CINCO RAZÕES PARA OPTAR POR MODA SUSTENTÁVEL E RESPEITAR O MEIO AMBIENTE

Clara Morais

Já pensou que aquelas roupas que não quer mais podem ajudar a cuidar do meio ambiente?

Não podemos voltar as costas a esta realidade! É obrigatório aderir á moda sustentável e mitigar a geração de resíduos da indústria da moda.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a indústria da moda é a segunda mais poluidora do planeta depois do petróleo, causando sérios problemas devido aos processos de fabricação, aos produtos químicos que são utilizados e aos resíduos gerados.

Por isso, buscam-se alternativas para tornar a moda mais sustentável, não apenas baseada em menos poluentes, mas também na produção de roupas em condições mais justas e humanas.

Como podemos fazer a nossa parte?

Compartilho, a seguir, algumas atitudes para aderir á moda sustentável e respeitar o meio ambiente:

  1. Adquirir roupas “slow fashion” : esta designação foi introduzida em 2008 por Kate Fletcher, professora de Sustentabilidade, Design e Moda do “Centre for Sustainable Fashion” de Londres e consiste em confeccionar roupas nas condições certas, com materiais duráveis e de preferência feitos á mão. Ou seja, são peças de alta qualidade e com longa durabilidade.
  2. Juntar-se ao “upcycling”: Mariola Marcet, directora executiva da “Upcycling”, explica isso como um “neologismo” de reciclar (cycling) e melhorar o que já se tem (up). A ideia é “modificar e personalizar as roupas que já possuímos,, customizando-as e actualizando-as com pequenas mudanças”.

3. Marcas de consumo comprometidas com o meio ambiente: actualmente muitas empresas estão a fazer colecções mais ecológicas ( como a H&M com a sua linha 3.   “Conscious Exclusive Collection”, a Zara com “Join Life” , a Intissimi com “Green Collection” , a Levis com “Wellthread”, a marca Hugo Boss que lançou uma linha de roupas vegans, entre muitas outras. Pesquise mais as suas marcas favoritas e perceba se elas também têm uma linha sustentável.

  1. “Aposte” em roupas vintage ou usadas: esta opção prolonga a vida das roupas que já existem porque estamos a dar-lhe um novo uso.
  2. Doe ou dê suas roupas: se tem roupas que já não usa e não quer mais, não as deite fora ou não fique com elas “amontoadas” no fundo do guarda roupa! Procure antes uma associação que possa e queira ficar com           elas, ou vá a lojas de “fast fashion” como por exemplo, a C&A, Zara, Pull & Bear, Massimo Dutti, Stradivarius, Bershka, entre outras, que tenham contentores próprios   nas suas lojas para que possa levar as suas roupas e  doá-las para organizações sem fins lucrativos como a Cáritas, a Cruz Vermelha ou outras.

Aderir a, pelo menos, uma destas atitudes para contribuir para a moda mais sustentável e respeitar o meio ambiente, é uma responsabilidade individual.

Não podemos deixar apenas nas “mãos” das empresas e das marcas toda a responsabilidade, a mudança tem     de partir de cada um. Consumir de forma sustentável é  um caminho individual.

Qual destas atitudes já faz parte das suas rotinas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.