Home>Lifestyle>MODA ATHLEISURE : QUE ESTILO DE MODA É ESTE?
Lifestyle

MODA ATHLEISURE : QUE ESTILO DE MODA É ESTE?

Clara Morais

“Athleisure” é a tendência que leva a roupa do ginásio para a rua

“Athleisure” resulta da junção das palavras inglesas “athletic” (“atlético”) e “leisure” (“lazer”).

Apenas pelo nome, temos uma percepção rápida deste estilo de moda, que se baseia, fundamentalmente, em  combinar determinadas roupas para diferentes situações do dia a dia. A ideia é misturar roupas casuais com peças desportivas, tornando o look  mais versátil e prático, mas sem descurar a elegância.

Trata-se de um “mix” de elegância e sofisticação com um “mood” desportivo.

O objectivo é coordenar looks fáceis de usar no quotidiano, porém, que não deixam o estilo e o bom senso de moda de lado. Mas, claramente, estes looks são adequados apenas a situações que permitam essa informalidade e alguma descontracção, como ambientes de trabalho sem “Dress Code” rígido, escola ou faculdade, cinema, passeios casuais.

O que se percebe é que pessoas com rotinas cheias de compromissos, procuram cada vez mais praticidade em outras áreas da vida, e isso também se reflecte na maneira de vestir.

A macrotendência do conforto e bem estar já se vêm a manifestar há algum tempo. Com a pandemia e o confinamento (estar mais tempo em casa, a trabalhar e a acompanhar os filhos), esta tendência acentuou-se e “impôs-se” com mais força e exuberância.

Associada ao conceito de “lifestyle”, que está “imiscuído” cada vez mais nas nossas rotinas diárias, a tendência do “athleisure” propõe looks desportivos em ambientes que, até há pouco tempo, eram pouco prováveis. Neste estilo, as roupas casuais passam a ser projectadas tanto para exercício físico, como para o trabalho, o passeio, a escola, o jantar.

E, assim, surge a tendência “Comfort” que é renovada com as marcas que oferecem cada vez mais,  elementos desportivos com um “ar” mais fresco e “fashion”.

Como seleccionar as peças mais representativas da moda “athleisure”?

Em primeiro lugar, deve ter-se em conta, que a moda “athleisure” é influenciada por  diversos estilos, como o “streetwear”, o “casual” e, como o próprio sugere, o desportivo.

– Calça “jogger”: surgiu como tendência há alguns anos e conquistou o seu espaço no universo da moda. É uma peça confeccionada em tecido leve e com caimento folgado no corpo, mas que se ajusta ao tornozelo. Hoje em dia surgem modelos no mercado feitas com vários tipos de tecidos, o que permite que possam ser usadas no trabalho, na escola, na “happy hour”, durante o dia e também para saídas á noite. Pode ser conjugada com uma peça mais desportiva ou com um “top”, com um blazer, com saltos altos, sapatilhas ou mules.

– “Top” desportivo: geralmente já existe no guara roupa, seja no modelo desportivo, seja no modelo “cropped”.  No estilo “Athleisure” permite inúmeras combinações.

-“Sweatshirt”: não poderia ficar de fora, pois podem fazer-se combinações interessantes com esta peça e obter um look totalmente elegante.  Pode mesmo usar-se uma sweatshirt em tamanho “XXL” como vestido e combinar com sapatilhas ou, para um estilo mais sofisticado, com saltos altos.

– Boné: os acessórios também são importantes na moda athleisure, e um dos itens mais marcantes são os bonés, que complementam looks básicos, combinando com jeans e diversos outros tecidos casuais ou desportivos. Pode ainda ser usado com saias midi, sobretudos, blusões de couro, swetshirts, sapatilhas, sandálias, botas.

Como resultado da comodidade destas peças, passaram a ser uma das escolhas mais populares para roupas casuais. As marcas têm feito melhorias na produção de roupas desportivas, tornando-as mais leves, impermeáveis e respiráveis. A combinação de roupas desportivas, urbanas e da moda tornou-se uma solução completa para levar um estilo de vida moderno  e essencialmente, confortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.