Home>Saúde e Vida>NOVAS FOBIAS PÓS-COVID
Saúde e Vida

NOVAS FOBIAS PÓS-COVID

Isabel Pinto da Costa

Desengane-se quem ache que após covid iremos ficar pessoas iguais, isso nunca irá acontecer! A nossa saúde psicológica ficou sem dúvida abalada, e nós ficaremos com mais fobias, medos, inseguranças, quando tudo isto passar. Se não vejamos: a sensação de quando saímos todos os dias e vimos se não nos falta nada, ou seja, álcool gel, máscara, se estamos nos horários permitidos, se os sítios onde vamos são seguros, se está pouca gente, de irmos demorar pouco, para regressarmos rápido a casa, para nos sentirmos novamente em segurança, isto são ou não limitações? Medos? Inseguranças? Quando alguém nos disser, já não precisas de fazer isto, simplesmente não fazemos, o nosso cérebro desliga, o botão destes automatismos realizados durante o ano desliga-se, fica tudo como era dantes ou não vai ser mais nada igual?

A resposta é que nada vai ser igual. Novas fobias vão aparecer. A fobia é um tipo de perturbação de ansiedade caracterizado por medo.

As fobias podem permanecer em nós durante pelo menos 6 meses e os sintomas são termos medo a determinado objeto ou situação. Neste caso concreto que vivemos é ficarmos com a doença COVID-19, ou seja, um medo persistente e racional de termos COVID-19 para sempre, nunca deixarmos de estar positivos, ou, pelo menos, voltar a estar, mesmo depois de sermos vacinados. Depois da doença estar controlada, o medo persiste na pessoa e continua a condicionar-lhe a vida.

Temos que recorrer às ajudas da psicoterapia para as pessoas mais pessimistas irem lidando com os medos, para conseguir resolver a curto prazo as fobias pós COVID.

Eu aconselho as terapias cognitivo-comportamental e que trabalhem pensamentos, sentimentos, comportamentos e sugerem maneiras de superarem medos, para lidar com as fobias que o COVID-19 nos deixará.

A fobia é muito incapacitante e afeta a nossa vida, é considerada uma doença mental, pois é um tipo de transtorno de ansiedade. Logo, não deixe que a “era covid-19” transforme a sua saúde psicológica nesse transtorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.