Isabel Pinto da Costa
Por vezes penso, que no meio deste caos para o qual o vírus do covid nos arrastou atualmente, só nos restasonhar! Já dizia o excerto do poema pedra filosofal, “o sonho comanda a vida” e é a única forma de conseguirmosque a nossa saúde mental se mantenha intacta por muito mais tempo, senão vejamos:
Pedem-nos para usar máscara, mesmo depois de sermos vacinados; para deixarmos os idosos nos lares sem poderem sair para o exterior, mesmo depois de seremvacinados; para ficarmos aos sábados e domingos em casa a partir das 13 horas, mesmo estando lindos dias de sol; para não convidarmos ninguém, para vir a nossa casa; para não nos abraçarmos!… Tantas coisas que são pedidas! Como digo, só nos resta sonhar!
Os sonhos são os nossos desejos, são aquilo que nós queremos ver realizado, o que nós gostaríamos de ver concretizado nas nossas vidas ou nos nossos significativos,logo não podemos nunca parar de sonhar! Seríamos seres profundamente infelizes!
Os sonhos não nos fazem desistir, ajudam-nos a avançar, dão-nos força para prosseguirmos os nossos objetivos de vida, para irmos em frente. Enquanto crianças sonhámos ser bailarinas, jogadores de futebol famosos, termos casa com piscina, um carro de luxo, andar de avião, fazer grandes viagens. Depois, com o avanço da nossa faixa etária vamos molda
Enquanto dormimos sonhamos também, o nosso cérebro processa a informação que recebeu ao longo de todo o dia e acabamos por nos libertar da tensão que podemos ter vivido durante o dia. É necessário termos sonhos, é um processo fisiológico natural para o nosso bem-estar e equilíbrio fisiológico e psicológico.
Os sonhos são uma motivação para nós vivermos e funcionam como uma meta.
Sonhar é simbólico, mas sem dúvida que é bom sonhar e irmos para onde os sonhos nos levam! Não existem limites para os nossos sonhos e neles só existe a felicidade, que neste momento é o que todos nós precisamos! Devemos ter a capacidade de, apesar de toda a conjuntura em que vivemos, ousarmos sonhar, porque os sonhos têm o dom de nos fazerem perceber acontecimentos, sentimentos e pensamentos que, muitas vezes, temos guardados em nós. São muitas vezes desejos que queremos ver concretizados. Logo, ousem dizer como Fernando Pessoa dizia “tenho em mim todos os sonhos do mundo”.