Raquel Evangelina
No próximo domingo, dia 18 de abril, assinala-se o Dia dos Monumentos e Sítios. Numa época em que cada vez mais a segurança é um dos maiores requisitos para o turismo e a natureza e os municípios do interior os destinos de eleição, deixo aqui alguns dos monumentos e lugares que Resende tem para oferecer a quem decide partir à descoberta.
Mosteiro de Santa Maria de Cárquere
Começo com um dos meus lugares favoritos, o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere. Este Mosteiro faz parte dos monumentos da Rota do Românico e reza a lenda que foi mandado edificar por Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, depois do rei ter sido curado por um milagre. Na sua envolvente encontra-se o Parque do Carvalhal, palco da maior romaria do concelho em maio, e um local com espaço verde e infraestruturas onde poderá relaxar, passear e até fazer um piquenique.
Penedo de São João
(Foto Município de Resende)
Localizado na freguesia de Freigil, o Penedo de São João oferece uma paisagem extensa sobre o rio Douro, sendo um miradouro a não perder. O próprio penedo é motivo de atração, tendo em conta as suas dimensões e a forma como se encontra equilibrado. A zona envolvente tem parque de merendas e uma capela.
Mamoa I de São Cristóvão
Para os amantes da Pré-História, destaco a Mamoa I de São Cristóvão na freguesia de Felgueiras. A construção faz parte do núcleo megalítico existente no local, e foi descoberta em escavações arqueológicas no ano de 1991.
Parque Fluvial de Porto de Rei
(Imagem do Município de Resende)
Situado em São João de Fontoura, o local dispõe de uma praia fluvial e um parque de merendas com um espaço bastante abrangente. Dispõe também de uma piscina junto ao rio, tornando-se num dos locais favoritos da época balnear. Entre março e abril a zona próxima do parque é bastante visitada, devido às cerejeiras que, nessa altura do ano se encontram em flor e, cobrem as encostas de um manto branco.
Memorial à Cereja
(Foto de Vitor Vieira)
Quando se ouve falar em Resende um dos produtos que se associa ao concelho é a cereja. Sendo assim, selecionei o Memorial à Cereja, como o monumento contemporâneo para se visitar. Uma homenagem ao fruto tão apreciado e reconhecido.
Ponte da Panchorra
Ponte tradicional de dois arcos, que une as margens do Cabrum, com a finalidade de facilitar o acesso dos locais aos seus terrenos e à circulação de gado. A sua zona envolvente dispõe de um parque de merendas, tornando esta ponte um local agradável para se passar longas tardes de verão.
Miradouro do Imaculado Coração de Maria
Construído em 1988, na freguesia de São Martinho de Mouros, como homenagem à Santa, este miradouro tornou-se, para além de um lugar de culto, um ponto turístico tendo em conta a vista panorâmica que oferece para a freguesia e para o Rio Douro.
Cascatas do Cabrum
Não precisamos de ir ao Gerês para desfrutar da tranquilidade e beleza das cascatas naturais. Basta ir, por exemplo, até São Cipriano e temos as Cascatas dos Moinhos. O acesso não é o mais simples, no entanto torna a experiência ainda mais enriquecedora, e consequentemente o local num sítio não muito movimentado, ideal para relaxar.
Barrô
A freguesia de Barrô é a porta de entrada para o Alto Douro Vinhateiro. Assim sendo, o melhor a fazer é mesmo apreciar a paisagem sobre o Rio Douro que as encostas de Barrô nos oferecem.
Marina de Caldas de Aregos
Caldas de Aregos é um lugar conhecido pelas águas termais com poderes terapêuticos, no entanto, dispõe também de uma marina onde poderá passar uns dias com tranquilidade. A marina tem cafés e tem também uma piscina. Uma boa opção para passar uns dias de Verão ou ir beber algo ao fim do dia enquanto assiste ao pôr do sol.
As sugestões que aqui trouxe são apenas uma pequena amostra. Resende tem imensos sítios, igrejas, pontes, miradouros que valem a pena ser descobertos. E já nem vou mencionar a nossa gastronomia e muito menos o bem receber das nossas gentes. O melhor será comprovarem por vocês mesmos.
Partam à descoberta!