Liliana Teixeira
Os acidentes são causa principal de morte em crianças com mais de 1 ano de idade, sendo que os acidentes domésticos são os que acontecem com maior frequência, sendo, também, os mais previsíveis e possíveis de prevenção.
A criança aprende explorando e é da responsabilidade de quem cuida a vigilância e adoção de medidas preventivas, de forma a prever e evitar acidentes sérios, permitindo ao mesmo tempo, a liberdade e uma aprendizagem segura desde o primeiro dia de vida da criança.
À medida que a criança cresce e se desenvolve, surgem novos riscos e, rapidamente, os acidentes passam a ser uma ameaça.
Considerando os diferentes acidentes domésticos, deve-se aplicar medidas de segurança pelo que deve ter em consideração as seguintes recomendações, em função do tipo de acidentes mais frequentes:
Quedas:
– Nunca deixe o bebé sozinho em cima da cama, do sofá ou de um muda fraldas, mesmo que esteja a dormir;
– Coloque o ovo e a espreguiçadeira sempre no chão e aperte o cinto;
– Não utilize voador ou andarilhos, não deixe brinquedos espalhados no chão e mantenha as áreas desimpedidas;
– Sempre que sentar o bebé numa cadeira de refeição, aperte o cinto e nunca o deixe sozinho;
– Nas escadas, coloque cancelas que cumpram as normas de segurança, no primeiro e último degrau;
– Coloque limitadores de abertura nas janelas e proteja as varandas;
– Quando a criança deixar a cama de grades, coloque uma proteção lateral e ensine-a a descer de barriga para baixo;
– Coloque um tapete ou faixas antiderrapantes na banheira;
– Utilize equipamentos de proteção individual adequados, como o capacete.
Queimaduras:
– Antes de começar o banho, verifique a temperatura da água. Comece por colocar primeiro a água fria e só depois a água quente;
– Na hora das refeições, misture bem os alimentos aquecidos e verifique sempre a sua temperatura antes de os oferecer à criança;
– Não beba, nem transporte bebidas ou alimentos quentes, com a criança ao colo;
– Evite as toalhas de mesa compridas, facilmente podem ser puxadas;
– Não cozinhe com a criança ao colo, utilize os bicos de trás do fogão e coloque as pegas para dentro;
– Proteja as lareiras e afaste os aquecedores das zonas de passagem;
– Passe a ferro sem a criança por perto. Nunca deixe o ferro quente ou ligado, ao alcance da criança;
– Não utilize botijas ou sacos de água quente;
– Para evitar choques elétricos, use protetores de tomadas.
Intoxicação:
– Guarde os produtos tóxicos e de limpeza, em armários altos e fechados. Mantenha-os nas embalagens de origem. Prefira os que têm tampa resistente à abertura por crianças;
– Não tome medicamentos à frente da criança, para não suscitar a sua curiosidade. Guarde-os em locais altos e fechados, fora do alcance e do olhar das crianças;
Asfixia:
– Para dormir, deite o bebé de costas, com os pés encostados ao fundo da cama e a roupa de cama até aos ombros. Não coloque almofadas, fios de chupetas ou brinquedos dentro da cama;
– Certifique-se que não estão acessíveis ao bebé objetos pequenos, ganchos, anéis e brincos.
– Guarde os sacos de fraldas e as embalagens dos brinquedos fora do alcance das crianças;
– Não deixe o bebé a tomar o biberão sem a presença de um adulto;
– Triture bem os alimentos e desfaça os grumos. Não dê alimentos duros, lisos e escorregadios (frutos secos, tremoços, azeitonas, guloseimas), nem mesmo em dias especiais. Retire as espinhas, pequenos ossos e caroços.
– Retire dos brinquedos partes soltas ou destacáveis e fios compridos;
– A criança não deve usar camisolas com cordões nem colares ao pescoço;
Lembre-se que todo o cuidado é pouco para a proteção e segurança das crianças! Vale a pena crescer em segurança!