“O estilo surge quando sabemos quem somos e quem queremos ser no mundo”, Nina Garcia
Clara Morais
Estar na moda ou seguir as tendências significa ter estilo?
A moda reflecte um modo de se vestir e de se comportar numa determinada época, e corresponde também a um desejo de renovação visual. Envolve um conjunto de factores, como a beleza, interesses, consumo, hábitos, dinheiro, poder e preconceitos. É, pois, um fenómeno sócio cultural, que espelha os valores da sociedade num determinado período de tempo. Por isso, a moda é uma tendência de consumo do momento, integrando diversos estilos.
O estilo faz parte de cada pessoa e expressa-se do interior para o exterior. É o somatório das vivências, estilo de vida, profissão, idade, local onde mora, maneira de pensar e de se expressar, ou seja, é a expressão da personalidade, marca registada de cada pessoa.
Ter estilo é vestir-se de maneira autêntica respeitando os seus valores, tipo físico e o momento de vida que está a passar.
Jaqueline Onassis, Sarah Jessica Parker, Ines De La Fressange, Diane Von Furstenberg, Olivia Palermo, entre outras, são consideradas ícones de estilo. A sua imagem pessoal reflecte a sua forma de estar, interesses e estilo de vida. E contudo, facilmente se identifica o que as diferencia dos outros e qual é a sua “assinatura de marca”.
Para criar o estilo pessoal deve-se aprender a combinar a personalidade com o visual. Seja criativa e experimente novas conjugações até encontrar o que resulta para si.
O estilo é um processo individual.
Há que ter em mente que o estilo não se compra nem está relacionado com as tendências do momento. O estilo adquire-se ao longo dos anos e evolui com o estilo de vida e gosto pessoal.
Inspirar-se em pessoas que se admira ou em looks que se viu na rua, nos media ou em blogs é também uma excelente ideia, pois é importante que se desenvolva o estilo pessoal, escolhendo o que mais valoriza cada pessoa individual.
É “imperativo” ser-se fiel a si próprio! O principal objectivo não é seguir a moda, mas sentir-se bem e confortável.
Investir em detalhes que façam a diferença e que funcionem como “imagem de marca”, que revelem paixões e interesses pessoais, é também uma boa opção.
O autoconhecimento e também algum tempo são essenciais para criar o estilo pessoal.
Aprender a identificar as maiores qualidades e a mensagem que se pretende transmitir com a imagem são também fundamentais para a construção do estilo, assim como acrescentar acessórios, cores e padrões, incorporando-os no estilo pessoal.
O estilo pessoal deve reflectir a personalidade e gostos pessoais, quer sejam clássicos, minimalistas, criativos ou extravagantes.
Para ter estilo não é obrigatório ter muito dinheiro. É, sim, necessário saber-se o que realmente combina com cada pessoa. É o que distingue visualmente as pessoas umas das outras.
Duas pessoas podem usar a mesma roupa, mas o seu estilo ser tão diferente que o resultado é completamente distinto.
“ Estilo é uma forma de dizer quem é sem ter de falar”, Rachel Zoe