Home>Cidadania e Sociedade>ELSA CERQUEIRA NO TOP 10 DO GLOBAL TEACHER PRIZE
Cidadania e Sociedade

ELSA CERQUEIRA NO TOP 10 DO GLOBAL TEACHER PRIZE

Dos 186 professores na corrida para o prémio Global Teacher Prize Portugal (GTPP) 2021, restam 10 finalistas, na lista divulgada há instantes.

Amarante, conta com a representação de Elsa Cerqueira, professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante:

MARIA ELSA DA FONSECA CERQUEIRA
Professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante. Move-se pelo desafio de criar e implementar “pequenas utopias”, com o intuito de potencializar o desenvolvimento de cidadãos críticos e criativos para uma sociedade paulatinamente mais autêntica, isto é, mais humanizada.
A professora combina as suas três paixões: filosofia, cinema e educação, assegurando a transmutação da utopia em realidade. A professora Elsa é ainda criadora do projeto de Filosofia com Cinema, que visa desenvolver o pensamento filosófico de cada aluno, dentro e fora do filme. A ação pedagógica de transformação dialógica permite que cada aluno, em cooperação com seus colegas, desenvolva, através dos filmes, os seus questionamentos, a sua autonomia cognitiva e afetiva, seguindo os valores fundamentais como o respeito para com o outro, a tolerância pela diversidade e a solidariedade. A extensão desta ação à comunidade civil torna-os seres ativos capazes de a melhorar segundo o enfoque prático de cidadania esclarecida, interventiva e colaborativa. Desta forma, o aluno-filósofo é estimulado a exercitar o pensamento, descobrindo e construindo ativamente o conhecimento e descobrindo-se, com a orientação da professora, enquanto ser crítico e criativo, além das outras competências consideradas essenciais no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

O vencedor irá receber 30 mil euros. A 4.ª edição registou números históricos de candidaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.