Home>Lifestyle>PENAFIEL UNIDO
Lifestyle

PENAFIEL UNIDO

Mateus Oliveira

Ao longo da nossa vida somos constantemente expostos a inúmeros desafios. Situações, muitas vezes decorrentes de circunstâncias que nos escapam ao controlo, em que nos testamos e cuja subsequente dinâmica introspectiva nos permite perceber um bocadinho mais de nós a vários níveis. A mim, o que simultânea e antagonicamente mais me preocupa e fascina, é perceber – no decurso dessas provações – se me mantenho fiel aos valores e princípios que desde sempre me imponho.

Quando, há breves meses atrás, fui desafiado a abraçar o projeto político Penafiel Unido, tornou-se para mim claro que antes de tomar qualquer decisão a minha consciência me impunha perceber duas coisas aparentemente simples: o projeto político em sim; o carácter e a competência das pessoas que estariam ao meu lado neste desafio.

No que concerne ao projeto político, fascinou-me a ideia – o ideal – base que estrutura tudo aquilo que é Penafiel Unido: é possível viver melhor na nossa terra. Porque essa é uma crença inabalável em mim. É possível ter mais qualidade de vida no concelho de Penafiel. Do mesmo modo – e obviamente não menos importante – que me fascina todo o projeto que, entretanto, construímos e consolidamos, onde por A + B mostramos de que forma esse ideal se pode concretizar.

Mas, se me era imprescindível perceber o ideal que motivava esta candidatura, mais importante era perceber com que pessoas abraçaria este repto. E, meus caros, hoje, depois de 3 meses a bater freguesia a freguesia, rua a rua, casa a casa; depois de horas e horas de reuniões; depois de muito ler, estudar e escrever; depois de dias que não acabam e de noites excessivamente curtas; estou hoje – a pouco mais de uma semana das eleições – mais fresco e motivado que nunca! Porque é um gosto profundamente genuíno estar ao lado de cada uma das pessoas que integra este projeto! Pela competência e, sobretudo, pelo caráter!

Que extraordinários são os nossos candidatos às juntas de freguesia. Que orgulho é ter como candidato à assembleia municipal o Fernando Malheiro, um homem que – em plena crise pandémica – liderou de forma tão competente o nosso ACES que é hoje o melhor a nível nacional. Que bem preparada está a juventude que nos dá suporte, garantindo a Penafiel um futuro auspicioso. Que privilégio é estar ao lado de cada um dos candidatos a vereador e do meu caro Tino de Rans. Pessoas tão humildes quão competentes, de um caráter inabalável e com percursos profissionais de excelência. E, por fim, que bom que é ter o Paulo a liderar esta equipa. Porque, voltando ao cerne da questão, se a competência profissional e política é por demais evidente, foram o seu extraordinário caráter e dimensão humana que me fizeram dizer sim a Penafiel Unido.

E hoje, sem margem para qualquer dúvida, garanto aqui aos Penafidelenses que o Paulo não é só o político melhor preparado para ser presidente de câmara, mas o homem com melhor dimensão humana para essas funções! E isso será sempre o mais importante. É, aliás, isso que faz com que esta minha breve crónica de opinião seja sobre tudo, menos sobre política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.