Home>Lifestyle>7 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DOS CASTELOS
Lifestyle

7 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DOS CASTELOS

CASTELO DE GUIMARÃES – AQUI NASCEU PORTUGAL

No século X, após ter enviuvado do Conde Hermenegildo (ou Mendo) Gonçalves, a Condessa Mumadona Dias assume o governo do Condado Portucalense e toma duas medidas de grande importância funda, na parte baixa de Guimarães, o Mosteiro de Santa Maria (por volta do ano de 950) e, na parte alta, um castelo, o denominado Castelo de S. Mamede (entre os anos 950 e 957).

A construção deste castelo foi necessária para defender o Mosteiro recém edificado e as populações que, entretanto, se foram fixando junto a estas duas construções. A construção deste Castelo foi igualmente, uma forma de afirmar o seu poder perante os demais senhores feudais.

Um diploma que assinala a entrega do Castelo de S. Mamede ao Mosteiro de Guimarães, em 4 de dezembro de 968, é a primeira referência conhecida a esta fortificação.

Paradigma das origens da nacionalidade e da própria figura de D. Afonso Henriques, o Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais representativos do imaginário medieval português. A sua construção inicial remonta ao tempo de Mumadona Dias, que o mandou edificar pelos meados do século X, com o objetivo de defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães, dos ataques de muçulmanos e normandos.

Desse primitivo reduto militar pouco ou nada se sabe, para além do facto de constituir um dos primeiros exemplos “de uma estrutura castelar erguida para assegurar a proteção de um mosteiro, um binómio que se viria a verificar muitas outras vezes nas centúrias seguintes” (BARROCA, 1996, p.18).

Fonte: DR Cultura Norte, disponível em https://culturanorte.gov.pt/patrimonio/castelo-de-guimaraes/ (acesso em 07/10/2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.