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Saúde e Vida

GERIR BEM O SEU TEMPO

Isabel Pinto da Costa

Para gerir melhor o tempo devemos seguir 10 passos que eu, como psicóloga clínica, defendo e vou passar a enumerar:

1. Planear

Se não planearmos o que vamos fazer no nosso dia a dia, corremos o risco de realizarmos mais tarefas do que as que realmente conseguimos fazer.

Se planearmos temos mais hipóteses de aumentar a nossa produtividade e conquistarmos os resultados pretendidos.

Faça uma lista de todas as atividades que pretende fazer (tarefas), de forma que fique fácil de visualizar, classificar. Use cores, símbolos.

Sempre que concretizar uma tarefa faça o sinal check.

2. Definição de Metas

As metas são fundamentais para que a motivação seja alcançada.

Sempre que atingimos uma meta, obtemos uma sensação de bem-estar, de dever cumprido, logo para gerir melhor o tempo devemos estabelecer algumas delas.

As metas têm que ser assertivas e não impossíveis de atingir.

3. Prazos

É impossível viver sem datas e sem horários para cumprir.

Devemos cronometrar as tarefas mais habituais para ter a noção de quanto irá demorar para se realizarem nas vezes seguintes. Assim é possível programar-se.

Mas se nunca foram feitas antes, a alternativa é mesmo prever. Fazer uma projeção com alguma margem de segurança.

Assim assumimos o controle de tempo sem nos tornarmos refém dele.

4. Agendamentos

Anotar os compromissos.

Use agendas de papel ou digitais. As agendas digitais são ótimas porque estabelecem alertas que ajudarão a lembrar marcações.

5. Faça as suas escolhas

Não aceite tudo o que lhe é pedido. Faça uma reflexão sobre as suas prioridades. Deixe de lado o que não quer cumprir.

6. Priorizar as tarefas

Temos que priorizar as tarefas por nível de importância e nível de urgência.

Comece pelas mais importantes e mais urgentes.

Depois realize as mais importantes, mas não tão urgentes.

Em seguidas as mais urgentes, mas não tão importantes. Nestas, se puder delegar, melhor.

Por fim: (ou nem faça, depende da sua avaliação), as que não são importantes nem urgentes.

7. Delegar tarefas

Peça apoio, aos colegas, aos familiares, aos significativos, sempre que existir necessidade.

8. Fuja do adiamento

Todos nós deixamos para amanhã o que podíamos fazer hoje.

Devemos evitar distrações como as redes sociais, televisão, mensagens, muitas saídas com amigos…

Tente criar recompensas para metas cumpridas. Isso evita que deixe algo para depois, devemos manter a concentração em tudo o que realizamos.

9. Organizar pausas

Devemos organizar pausas por alguns períodos para recuperarmos a criatividade e a disposição.

Devemos manter-nos concentrados até onde pudermos. Quando sentirmos que estamos cansados devemos parar, beber água, caminhar, vai ajudar a recuperar energias.

10. Evite as multitarefas

Ser capaz de realizar várias tarefas não é mau, mas pode não ser saudável, senão é melhor não ter várias obrigações.

 

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