Home>Cidadania e Sociedade>PARTIU O FORMADOR DE VÁRIAS GERAÇÕES DE JORNALISTAS
Cidadania e Sociedade

PARTIU O FORMADOR DE VÁRIAS GERAÇÕES DE JORNALISTAS

Mário Mesquita 

Iniciou-se no jornalismo antes do 25 de Abril, no “República”. Foi diretor adjunto do DN de 1975 a 1978 e depois diretor, 1978 a 1986. Dirigiu também o “Diário de Lisboa” (1989-1990). Voltaria ao DN em 1997 para ser, durante cerca de um ano, seu Provedor dos Leitores. Foi também colunista no Público e no Jornal de Notícias.

Era professor na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Formou aqui e, primeiro, na FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) da Universidade Nova várias gerações de jornalistas. Foi também fundador do curso superior de jornalismo da Universidade de Coimbra.

A biografia que consta no site da ERC recorda vários prémios que recebeu ao longo da sua carreira profissional: prémio Artur Portela, atribuído pela Casa da Imprensa, em 1987; Prémio de Reportagem do Clube Português de Imprensa (1986); Prémio Gazeta de Mérito, concedido pelo Clube dos Jornalistas, pela atividade desenvolvida na qualidade de Provedor dos Leitores do DN (1998); e o Prémio Nacional Manuel Pinto de Azevedo Jr., na modalidade de Investigação, concedido pelo jornal O Primeiro de Janeiro, em 1999.

Em 1981, o então Presidente da República, Ramalho Eanes, agraciou-o com a Ordem do Infante D. Henrique. Foram-lhe igualmente atribuídas condecorações em França (Ordre Nationale du Mérite) e na Bélgica (Ordre Léopold II).

Em 2016, a Assembleia da República declarou-o deputado honorário. Em 2017, recebeu a medalha de honra da Sociedade Portuguesa de Autores. Integrou durante cerca de dez anos a direção da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento).

Em novembro de 2021, a Universidade Lusófona do Porto atribuiu-lhe o título de doutor honoris causa.

DR: Diário de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.