Home>Lifestyle>URGE RESGATAR-SE GENTE DE BOM CARÁTER
Lifestyle

URGE RESGATAR-SE GENTE DE BOM CARÁTER

Ana Ferreira

Atrevo-me a começar este texto, pela apresentação do significado da palavra CARÁTER:

substantivo masculino que define um conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem uma pessoa ou povo. Modo de ser; de parecer; cunho; aparência; ar; feição.

Atrevo-me a começar este texto, pedindo a todos uma pequena reflexão sobre o verdadeiro significado da palavra CARÁTER.
Atrevo-me ainda a deixar ao vosso critério, a reflexão sobre o caráter de cada um.

Nasci numa família pobre ( 7 filhos). Vivi, cresci e fui criada numa casa muito humilde e pouco recheada de bens materiais, onde não abundava fartura ( não tínhamos possibilidade de comprar muita coisa, mas a felicidade era imensa quando alguém nos dava roupa e sapatos. Mesmo sendo usados, para nós eram como novos, a estrear). Mas fomos criados na abundância dos afetos, da compaixão e da partilha, sempre guiados pelas linhas retas de valores morais e sociais. Desde cedo, aprendemos a honrar compromissos, a cumprir com a palavra dada, a ter empatia e cuidado para com o outro, a respeitar todas as coisas, a não humilhar nem trapacear ninguém. Desde cedo, aprendemos a construir o nosso caráter no abraço consistente dos bons costumes e da boa educação.

Fomos educados a compreender que só muito trabalho, empenho, dedicação e resiliência nos podem recompensar, de verdade. Do pouco que tínhamos, fomos ensinados a partilhar e assim aprendemos que do pouco se faz muito e que, na verdade, precisamos de pouco para sermos felizes.

Na verdade, só precisamos do nosso CARÁTER que reflete a nossa essência e a nossa alma. É o CARÁTER que nos define e é o nosso cartão de apresentação, todos os dias, em qualquer lugar e em qualquer circunstância.
Nestes tempos (que nem consigo classificar) assistimos cada vez mais, à proliferação de pessoas com mau caráter, ou falta de bom caráter, como se de uma nova estirpe vírica se tratasse! Proliferam, reproduzem-se, multiplicam-se e estão em todo o lado! Julgam-se seres superiores, acima de qualquer lei (Humana ou Divina) e pensam-se intocáveis!

Vivem à custa de esquemas maquiavélicos e de favores de amigos. Saltam de “poleiro” em “poleiro” sempre à procura do lugar de maior rendimento financeiro. Não procuram ser minimamente competentes, nem sequer disfarçar a sua incompetência.

Assumem-se como divindades, a quem tudo é permitido e para quem tudo é possível.
Vendem o seu CARÁTER a troco de lugares para si, para os seus familiares, para os amigos e para os amigos dos amigos, mesmo sabendo que isso vai ser prejudicial para os outros.

Assistimos a esta peça de teatro trágica, desde sempre! Hoje ainda mais, mas só porque os casos são notícia. Mas não passam disto, notícia porque de novidade não é nenhuma.

Se pararmos para pensar (5 minutos bastam) conseguimos rapidamente identificar instituições públicas em que quase todos os colaboradores são família, amigos, amigos dos amigos e militantes partidários a quem o voto lhes foi comprado com promessas de emprego, para os quais a maioria não tem competência nem capacidade. Não é o Curriculum Vitae que se valoriza. Não é a meritocracia que coloca cada profissional no seu cargo! Aliás, isto é o que menos interessa. O importante mesmo é renunciar ao CARÁTER e passar a ser um ser amorfo, sem vontade, sem voz e sem qualquer respeito pelas suas convicções! Para estas pessoas, o que importa mesmo é o cargo e o título.

Assim vai o nosso país! Cheio de gente sem CARÁTER, que nada fazem pela pátria e pelo seu povo.
Um país onde o CARÁTER está à venda, e as pessoas o vendem por muito “POUCAXINHO”.
Vale a pena pensar nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.