Cultura, Literatura e Filosofia

NATAL É SER

Raquel Evangelina 

O Natal está novamente aí. As ruas iluminadas a preceito. As lojas decoradas ao mais ínfimo pormenor. As casas também. Começa a correria aos centros comerciais em busca dos presentes. Os anúncios televisivos, sem fim, a brinquedos. Os hits natalícios nas rádios. Chocolates e mais chocolates.

As pessoas tornam-se mais simpáticas e bondosas, porque é Natal e nesta altura do ano somos todos as melhores pessoas do mundo.
Tudo é amor. Tudo é paz. Tudo é luz. Tudo é partilha.

Gosto do Natal. E do espírito. E das decorações. E do chocolate. E de tudo com que somos inundados na época. Até dos hits foleiros, cujas letras sei de cor.
Mas há muito que percebi que o Natal é muito mais que isso.  De que adianta a mesa farta se cada a cada ano que passa o número à volta da mesma se estreita? De que adianta enviar a mensagem querida com votos de tudo e mais alguma coisa se depois não queremos saber da pessoa o resto do ano? De que adianta a peça de roupa de marca, o telemóvel de última geração, a jóia cara, se, no fim, o vazio que existe continua por preencher?
Durante muito tempo achei que a
felicidade no Natal eram presentes sem fim e o brilho das luzes. Mas depois percebi que sempre vivi o Natal de forma errada.
O Natal são os nossos e o ainda poder celebrar com eles. O presente é tê-los ao nosso lado e poder receber o seu amor. O brilho é o que emana do olhar de pessoas felizes por estarem juntas e terem com quem partilhar a consoada.
Nunca nenhum presente nos irá preencher o vazio interior que nos traz a falta de alguém.
Natal é ter saúde. E os nossos também. Celebrar sem o sentimento de incerteza se para o ano ainda os teremos.
Natal é o abraço em que nos envolvem e nos fazem sentir seguros. Por muito que lá fora o mundo pareça desabar.
Natal é também saudade. Pelos que passaram, pelos que não estão mais.
Natal é esperança. Não na mudança no mundo, porque não é uma quadra natalícia que vai mudar as pessoas, mas pelo reacender da magia do Natal sempre que uma criança chega ao nosso lar.
Natal nunca será sobre o ter e sim sobre o ser.
Que possamos todos perceber isso a tempo de aproveitar.
Votos de uma quadra feliz para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.