José Castro
No final deste ano, todos contamos com mais um ano de existência e, simultaneamente, menos um para viver. Não é para ser desmancha-prazeres nesta altura festiva…mas para estarmos cientes da realidade. Assim sendo, mesmo que esteja longe essa finitude, só nos resta viver, o tempo limitado que temos, com mais intensidade. Na impossibilidade de controlar o “tempo,” compete-nos gerir a intensidade da nossa Vida. Mais do que viver muito tempo em modo “avião,“ importa sim a intensidade, o entusiasmo com que vivemos, com todas as funcionalidades ativas. Infelizmente, quantas pessoas conhece cuja vida não sai do estado fundamental de energia ou do metabolismo basal e quando passam para um estado “excitado” ou pico de energia, não é por motivos positivos, mas apenas quando se descontrolam emocionalmente e entram no modo de “ataque” ou “fuga”? Pessoas que se revoltam com tudo e com todos, pessimistas e que frequentemente se vitimizam como estratégia de chantagem emocional? Pessoas presas à “roda da vida” que o tempo apenas torna mais rígidas, fechadas,…mais “velhas” e infelizes? Em jeito de brincadeira, são aquelas sem energia que quando cumprimentamos parece que estamos a pegar em “peixe morto” ou melhor “tofu”.
Viver e “compreender” a Vida apresenta uma infinidade de possibilidades. Escolher e fazer acontecer aquela que nos impulsiona e nos torna idosos felizes é a “arte” de Viver. Nesse sentido, como Coach, vou desafiá-lo a comprometer-se com a sua Vida de forma mais consciente, proactiva, positiva, criativa, solidária e pacificadora. Para isso vai ter que desligar o modo “avião” e colocar a sua “luz” no máximo e ativar as “app” escondidas em sua “mente”, tais como:
- App ”Curiosidade e aprendizagem.”
- App “Sonho.”
- App “Projeto de Vida.”
- App “Entusiasmo por Viver.”
- App “Autoconsciência profunda.”
- App “Conexão Pacífica com todos os Seres.”
- App “Estar Desperto, Ativo e Feliz.”
- App “Nem a morte me pára.”
Provavelmente, o leitor, perante tal proposta e entusiasmado começou a clicar nestas App todas, como se não houvesse amanhã. Rapidamente se desiludiu pois, elas não se ativam em simultâneo! Todos gostamos de soluções rápidas, instantâneas, mas com a Vida as “coisas” não se passam assim. Só a primeira ficou ativa, mas isto nada significa pois é preciso utilizá-la diariamente. É preciso colocar vitalidade, energia, atenção e foco em cada App. Elas têm precedências. A App seguinte só fica utilizável, quando a anterior é usada regularmente. Por isso, é que aqueles que vivem por viver, seguindo a lei do menor esforço, desconhecem todos os talentos em si presentes e o seu próprio potencial.
Afinal, o ser mais um ano ou menos…pouco importa, se se sentir Feliz e partilhar a sua Felicidade. Para 2023 desejo que todos deixem o modo “avião” e, enquanto estiverem com os pés na terra, coloquem todas as funcionalidades em pleno uso, e que daqui a um ano, possam dizer, 2023 foi o máximo!