Quem somos?

A BIRD Magazine é um projecto online que nasceu na unidade curricular do Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Jornalismo, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, corria o ano de 2013. Após a sua finalização, seria expectável que o projecto morresse ali, à semelhança de tantos outros que se desenvolvem em contexto académico.
Começo por explicar a origem do nome BIRD. No início da actividade, chegaram a questionar-me se se travava de uma revista que iria analisar algumas espécies de pássaros, as suas origens e histórias; essa era a dedução mais óbvia, recorrendo à tradução do inglês. Curiosamente, a BIRD passou pelas etapas de crescimento de um pássaro. Primeiro, teve uma equipa que, em contexto de sala de aula, preparou todos os embriões, fecundou ideias e fez eclodir um novo projecto na blogosfera. Diariamente, era necessário alimentá-lo para que pudesse ganhar asas e voar por esse mundo fora. O slogan da BIRD é «o pouso das palavras, o voo das opiniões». Esta é a metáfora que melhor define os nossos estatutos editoriais o de dar liberdade a cada cronista para, a partir das suas vivências, da sua atividade profissional, poder, num só espaço, opinar sobre o que considera relevante para si, naquele dia, naquela hora, naquele momento. O facto de as escolhas dos temas serem da inteira responsabilidade dos cronistas faz com que escrevam, não por obrigação, mas como algo prazeroso, surgindo aqui, a escrita como uma arte de dar voz a pensamentos, ideias, estados de alma.
Desde o início, a revista online teve uma boa receptividade, sendo que o número de cronistas convidados foi aumentando de forma considerável. Assim sendo, constatei que o projecto não poderia acabar, pois estaria a cortar-lhe as asas, a impedi-lo de atingir voos maiores. Assim, após ter falado com a equipa, que já era residente, resolvemos assegurar a sua continuidade. O gosto pela escrita falou mais alto.
As redes sociais, como os blogues ou o Facebook, foram ganhando bastante importância ao longo das últimas décadas. Nos nossos dias, as notícias em primeira mão já não nos chegam através do jornal impresso; lêem-se em tempo real nas plataformas digitais, comentam-se notícias ao minuto de qualquer parte do globo. Aliás, o cidadão comum pode ser, hoje, repórter a partir de sua casa. Basta que possua um telemóvel com uma câmara de filmar e capte um acontecimento insólito que, naquele momento, pode até ser abertura de um qualquer telejornal, o chamado “vídeo amador”. O fenómeno da mundialização, ou da globalização, a “aldeia global” de McLuhan despontou associado a uma consciência planetária que se foi enraizando nas sociedades modernas.
Outra das vantagens de se coordenar uma revista on-line é conhecer o nosso público leitor, as suas origens, por que tipo de publicações se interessa mais, se consegue ficar ou não indiferente a determinados temas. Essa é, talvez, uma das nossas maiores missões, a de envolver o público leitor, de auscultar a sua opinião. O mais gratificante é quando percebemos que até podemos ajudar alguém, ao transmitir um determinado conhecimento que, naquele momento, foi importante para aquela pessoa. Assim, ao escrevermos e publicarmos os nossos textos, encaramos a publicação com um processo de interação entre, no mínimo, dois sujeitos, o emissor, o cronista, e o receptor, o nosso leitor. Quando a mensagem é descodificada pelo leitor, aí, cumpre-se o objetivo da publicação. A BIRD Magazine procurará sempre estabelecer o conceito de comunicação aberta, aquela que é dirigida a um público heterogéno, a partir de um pólo difusor organizado.
Actualmente, a revista encontra-se organizada em diferentes secções, a saber: Ambiente e Natureza; Arte; Cidadania e Sociedade; Ciência e Tecnologia; Concursos; Desporto; Economia; Educação; Entrevistas; Filosofia; Gente da Minha Terra; Justiça; Life & Style; Literatura; Mundo; Notícias; Poesia; Política; Psicologia; Religião; Saúde e Vida e Veterinária.
O editor,
Ricardo Pinto